
Eduardo Pimentel (PSD) será o prefeito de Curitiba pelos próximos quatro anos (2025-2028). Neste domingo (27), ele derrotou nas urnas, em segundo turno, a candidata Cristina Graeml (PMB). Com isso, terá a oportunidade de dar sequência ao trabalho que vinha sendo feito por Rafael Greca (PSD), que comandou a cidade nos últimos oito anos, sempre com Pimentel como seu vice. Com 100% das urnas apuradas, o candidato do PSD terminou o pleito com 57,64% dos votos válidos (531.029 votos). Cristina, por sua vez, teve 42,64% (390.254 votos).Eduardo Pimentel Slaviero é administrador de empresas e político curitibano e sua trajetória é marcada pela dedicação a Curitiba e ao cuidado com as pessoas.
Leia mais
- Após segundo turno, PSD amplia domínio no Paraná; veja como ficou o mapa político do estado
- Com derrota de Cristina, sonhada “Curitiba vitrine da direita” não se concretiza
Nascido em 21 de setembro de 1984, Eduardo Pimentel tem 40 anos. Formado em Administração e pós graduado em Agronegócios pela Universidade Positivo e especialista em Cidades Inteligentes pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com módulo em Nantes (França), sua formação acadêmica teve influência do pai, empresário, e o avô Eduardo Pimentel teve uma formação influenciada pela família – o pai empresário e o avô ex-governador do Paraná – e pelo orgulho que sempre sentiu por Curitiba.
No Ensino Fundamental, aprendeu que Curitiba era uma referência em planejamento e qualidade de vida e, orgulhoso do fato, buscou sempre se aperfeiçoar para estar à altura da cidade que admirava. Sua Especialização em Cidades Inteligentes transformou sua visão sobre o futuro urbano.
O primeiro emprego de Eduardo Pimentel
Neto do ex-governador do Paraná, Paulo Pimentel, começou a trabalhar aos 16 anos na área de serviços gerais do jornal O Estado do Paraná, de propriedade do avô. Proativo e observador, aproveitou essas experiências para adquirir uma compreensão abrangente do ambiente corporativo. Eduardo Pimentel teve uma atuação destacada em cargos como o de diretor de marketing da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), onde promoveu a descentralização da cultura para os bairros, aproximando as artes das comunidades.
Também foi diretor agrocomercial das Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa/PR), estruturando o Banco de Alimentos para atender gratuitamente, com alimento de alto valor nutricional, mais de 8 mil pessoas carentes, e subchefe da Casa Civil do Governo do Paraná. No setor público, neste período, contribuiu para a criação e melhoria de políticas e projetos significativos para a comunidade.

Em 2017, foi eleito vice-prefeito de Curitiba, na chapa encabeçada pelo prefeito Rafael Greca e acumulou o cargo de secretário municipal de Obras Públicas. Foi encarregado de grandes desafios e ajudou Greca a tirar importantes e complexos projetos do papel.

Destacou-se pela retomada de importantes obras paralisadas, como o Viaduto da Pompéia e a Trincheira da Ceasa, no Tatuquara. Também foi responsável por implementar programas que melhoraram a infraestrutura da cidade, como o programa de requalificação da malha viária, que já garantiu 1.116 km de asfalto novo nos bairros.
O comprometimento, a eficiência de gestão e a incansável dedicação de Eduardo Pimentel foram reconhecidos pela população de Curitiba, que o reelegeu vice-prefeito em novembro de 2020, assegurando-lhe um novo mandato ao lado do prefeito Rafael Greca, de 2021 a 2024.
Secretário de Estado
Devido à confiança e ao reconhecimento das bem-sucedidas experiências administrativas e habilidades de diálogo, Eduardo Pimentel foi nomeado em janeiro de 2023 pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior para o cargo de Secretário de Estado das Cidades do Governo do Paraná. Sua missão foi replicar para os 399 municípios do estado as práticas bem-sucedidas de Curitiba, que a consolidaram como referência em cidades inteligentes.
Por um ano e quatro meses à frente da pasta, Eduardo Pimentel fez uma gestão eficiente, conseguiu viabilizar para os 399 municípios do Paraná, R$ 4 bilhões em obras dos mais diferentes tipos e portes, entre macro e microdrenagem, pavimentação, calçadas, acessibilidade, iluminação, unidades de saúde, escolas, barracões industriais que geram empregos nas pequenas cidades para manter os jovens nas suas cidades, áreas de lazer, parques lineares entre outras.

Eduardo Pimentel ainda levou para o Estado a experiência curitibana, ao implantar o programa Asfalto Novo Vida Nova, o maior programa de infraestrutura urbana em andamento no país, acabando com as ruas de saibro em 200 municípios paranaenses.
A vida em família de Eduardo Pimentel
Eduardo Pimentel é casado com a publicitária e empresária Paula Mocellin Slaviero e pai de três filhos: Luca, Eduarda e Leonardo. Valoriza a vida familiar e acredita na importância do diálogo e do apoio mútuo. Homem de fé, Eduardo exerce seus princípios religiosos em seu cotidiano.
