O presidente do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, responsabilizou o governo Lula pelos ataques e depredações dos prĂ©dios pĂºblicos dos TrĂªs Poderes, em BrasĂ­lia, por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, no dia 8 de janeiro.

“A culpa de tudo isso Ă© do governo atual. SĂ£o eles quem mandam no ExĂ©rcito, nas polĂ­cias e isso aconteceu. NĂ£o tinha policial suficiente para defender os prĂ©dios federais”, disse o dirigente, em entrevista Ă  rĂ¡dio CBN na manhĂ£ desta sexta-feira, 20.

Questionado sobre o papel de Bolsonaro no episĂ³dio, Costa Neto negou o envolvimento do ex-presidente. “Zero (responsabilidade). A responsabilidade Ă© do ministro da Justiça (FlĂ¡vio Dino) que fez uma portaria que dizia que a Força Nacional iria defender os blocos federais e nĂ£o tinha um cidadĂ£o da Guarda Nacional lĂ¡. NinguĂ©m incentivou nada”, disse.

Como mostrou o EstadĂ£o, as invasões Ă s sedes dos TrĂªs Poderes estava sendo preparada por extremistas leais a Bolsonaro desde o dia 3 de janeiro, quando radicais começaram a divulgar com grande intensidade mensagens em aplicativos como o Telegram e o WhatsApp para trazer manifestantes de todo o PaĂ­s para BrasĂ­lia, com as despesas pagas.

Retorno do ex-presidente

Durante a entrevista, Costa Neto afirmou que o prĂ³prio Jair Bolsonaro teria lhe informado que pretende retornar ao Brasil no final do mĂªs de janeiro. O ex-presidente estĂ¡ nos Estados Unidos desde o final de 2022, quando, a trĂªs dias do fim de seu mandato, se recolheu em um condomĂ­nio na regiĂ£o de Orlando, na FlĂ³rida.

A intenĂ§Ă£o da sigla Ă© manter Bolsonaro no partido como uma liderança destacada. “Quero de qualquer forma o Bolsonaro aqui no Brasil, trabalhando e prestigiando o partido, indo nos nossos eventos, visitando as cidades. E principalmente a esposa dele, a dona Michelle (Bolsonaro). Michelle se revelou com um carisma impressionante. Com isso, nĂ³s queremos eles para que fortaleçam o nosso partido”, disse Costa Neto.

O novo cargo de Bolsonaro no PL – e um eventual para Michelle – vai gerar gastos para a sigla. O primeiro pagamento ainda nĂ£o foi agendado, visto que a legenda estĂ¡ com os recursos bloqueados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) depois de receber uma multa de quase R$ 23 milhões por tentar anular o segundo turno com acusações infundadas sobre fraudes nas urnas eletrĂ´nicas.

‘Minuta do Golpe’

Costa Neto afirmou que documentos semelhantes Ă quele apreendido na casa do ex-ministro Anderson Torres pela PolĂ­cia Federal foram vistos por ele. Segundo o dirigente, muitas pessoas enviaram relatĂ³rios com ideias ilegais para impedir que o presidente Lula tomasse posse.

“Olha, fiquei surpreso (quanto ao documento encontrado na casa de Torres), lĂ³gico! Mas acontece que daquele documentos, vĂ¡rios outros circularam. Teve gente que me mandava proposta de qual lei ou artigo eu tinha que usar para nĂ£o deixar o Lula assumir. As propostas vinham de todo lugar. Aquilo que acharam na casa do ex-ministro da Justiça pode ter sido uma dessas”, disse.

Quanto Ă s propostas semelhantes que foram enviadas em seu nome, Costa Neto afirmou que descartava e nĂ£o as mantinha em casa. “Eu tinha o cuidado de colocar no moedor quando recebia alguma proposta dessa”, disse.

O conteĂºdo da minuta de decreto presidencial apreendida defende a necessidade de intervenĂ§Ă£o no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para garantir o “pronto restabelecimento da lisura e correĂ§Ă£o do processo eleitoral presidencial” de 2022. O texto afirma que elas foram “descumpridas” em “grave ameaça Ă  ordem pĂºblica e Ă  paz social”. O nome do ex-presidente Jair Bolsonaro aparece no final do texto.

Nesta quinta-feira, 19, Bolsonaro defendeu que a minuta Ă© um documento “apĂ³crifo” que nĂ£o indica “quaisquer atos concretos” da participaĂ§Ă£o do ex-chefe do Executivo em sua redaĂ§Ă£o. Segundo a defesa do ex-presidente, o papel “nunca deixou a residĂªncia privada de terceiros; nĂ£o foi publicado ou publicizado, a nĂ£o ser pelos Ă³rgĂ£os de investigaĂ§Ă£o e; nĂ£o se tem notĂ­cia de qualquer providĂªncia de transposiĂ§Ă£o do mundo do rascunho de papel para o da realidade fenomĂªnica, ou seja, nunca extravasou o plano da cogitaĂ§Ă£o”.