Curitiba agora é, oficialmente, a “Cidade mais Rock and Roll do Brasil”. É que entrou em vigor uma lei aprovada em dezembro de 2024 pela Câmara de Vereadores da capital paranaense que confere tal título ao município, além de uma outra iniciativa que inclui o Dia do Rock no calendário oficial de eventos da cidade.
- Rodovia no Paraná ganha novo nome em homenagem a político de Cascavel
- Serginho do Posto será o líder do prefeito na Câmara de Curitiba
As iniciativas foram acatadas pelo plenário do Legislativo curitibano nos dias 9 e 10 de dezembro, respectivamente. A lei municipal 16.458/2024, que reconhece Curitiba como a cidade mais roqueira do país, tem a autoria dos vereadores Nori Seto (PP) e Pier Petruzziello (PP), em coautoria com os ex-parlamentares Bruno Pessuti (Pode), Dalton Borba (Solidariedade), Herivelto Oliveira (Cidadania), Jornalista Márcio Barros (PSD) e Rodrigo Reis (União).
Durante a votação do projeto de lei, parlamentares destacaram que o rock, além de uma importante expressão cultural, representa também um importante nicho econômico para a cidade. Curitiba, por exemplo, reúne cerca de 80 bares destinados ao rock, conforme Pessuti, e uma média de 200 estabelecimentos temáticos, como lojas de carros, barraquinhas de comidas e estúdios de gravação para músicos.
“É importante a gente falar em todo o universo rock and roll para complementar a criação do Dia do Rock, [vem] a confirmação, então, de que Curitiba é a cidade mais rock and roll do Brasil”, enfatizou o parlamentar durante a votação do projeto de lei, em primeiro turno.
A ideia foi protocolada a partir de uma sugestão cadastrada no Banco de Ideias Legislativas (BanLegis), ferramenta on-line por meio da qual a população pode indicar projetos de lei para a cidade. Quem buscou a CMC para declarar Curitiba a “Cidade Mais Rock and Roll do Brasil” foram Sabrina Matos e o músico Marcelus dos Santos, da banda Motorocker. O objetivo é superar Brasília e a cidade do Rio de Janeiro como cenários conhecidos para quem curte o estilo musical.
Curitiba vai celebrar Dia do Rock em 13 de julho
Também com o intuito de valorizar a cultura do rock na cidade, a lei municipal 16.457/2024 instituiu o Dia do Rock no calendário de Curitiba. O autor da norma é o ex-vereador Alexandre Leprevost (União), que defendeu em plenário que o “rock é um dos gêneros musicais preferidos dos curitibanos”.
Além de bandas, artistas e diversos empreendimentos com a temática rock and roll, o autor destacou que a capital paranaense recebe shows nacionais e internacionais do gênero musical, eventos que movimentam, também, o comércio local, como lojas, bares, restaurantes e hotéis. “Essa movimentação gera milhares de empregos diretos e indiretos, aquecendo a nossa economia”, argumentou ele, na votação em plenário.
A data será celebrada, anualmente, em 13 de julho, dia que remete ao Live Aid, festival histórico realizado em 1985, simultaneamente em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos, com o objetivo principal de ajudar no combate à fome. Esse evento reuniu algumas das maiores estrelas do rock da época, como Queen, U2, Led Zeppelin e David Bowie, para arrecadar fundos para combater a fome na Etiópia.
Ambas as normas foram sancionadas pelo ex-prefeito de Curitiba, Rafael Greca, no dia 12 de dezembro, e já estão em vigor na cidade.