Curitiba, Capital do Turismo Ferroviário; e bala de banana como patrimônio do Paraná

Alep, com edição de Rodolfo Luis Kowalski para o Bem Paraná
turismo

Capital abriga o principal trajeto turístico ferroviário do país (Foto: Divulgação)

Avançou recentemente na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) duas propostas que tratam da cultura e do turismo paranaense. Uma dessas iniciativas, aprovada pela Comissão de Relações Federadas e Assuntos Metropolitanos, reconhece Curitiba como Capital do Turismo Ferroviário. A outra, deliberada pela Comissão de Cultura, reconhece a bala de banana como patrimônio cultural imaterial do Paraná.

Ambas as matérias avançaram na casa legislativa em reuniões realizadas nesta segunda-feira (7 de julho). O projeto que declara Curitiba a Capital do Turismo Ferroviário é o de número 156/2025, de autoria do Deputado Anibelli Neto (MDB). Já o que trata da bala de banana é o projeto de lei 317/2025, do deputado Gilberto Ribeiro (PP).

Segundo Anibelli, o projeto de sua autoria reforça a posição da cidade como polo de integração regional e nacional, destacando a importância da malha ferroviária para o turismo, a economia e a preservação cultural. A cidade abriga o principal trajeto turístico ferroviário do país, operado atualmente pela Serra Verde Express, ligando Curitiba a Morretes, em percurso que atravessa o bioma da Mata Atlântica e é reconhecido internacionalmente.

O autor destaca que o turismo ferroviário movimenta a economia local e regional, gerando emprego, renda, fortalecendo micro e pequenos empreendedores e promovendo o patrimônio histórico e natural.

Além disso, sua iniciativa também insere no Calendário Oficial de Eventos do Estado a data de 5 de fevereiro, em referência à inauguração da Estrada de Ferro Paranaguá – Curitiba, em 1885, um marco na história da infraestrutura do Paraná.

A iniciativa de Ribeiro, por sua vez, ressalta que o produto artesanal bala de banan é de extrema importância para a região litorânea e possui 43 anos de tradição e história.