image_large
Reunião da Comissão de Saúde foi transmitida ao vivo pelo YouTube da CMC. (Foto: Jean Lucredi/CMC)

A lei municipal 13.705/2011, que inseriu a Semana do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no Calendário Oficial de Eventos de Curitiba será revisada. A decisão foi deliberada nesta quarta-feira (4), na Câmara Municipal de Curitiba.

De autoria do vereador Nori Seto (PP), o projeto não deseja mudar a data das atividades alusivas ao TDAH, que devem ser realizadas, anualmente, na primeira semana do mês de junho, mas busca incluir na lei ações concretas, como promover a conscientização ao transtorno, de combate ao preconceito e a estigmas e ao diagnóstico precoce, além da difusão de orientações sobre o tratamento adequado, apoio psicossocial e acolhimento.

Morre Rubens Slaviero, aos 94 anos, avô do prefeito eleito de Curitiba Eduardo Pimentel


Há 13 anos, quando foi criada a lei municipal da Semana do TDAH, por iniciativa de Tito Zeglin (MDB), ela cumpriu o papel de ser um marco legal para a conscientização sobre o TDAH. De lá para cá, este tipo de norma evoluiu dentro da Câmara de Curitiba, ganhando o formato de campanhas de conscientização. A reunião da Comissão de Saúde foi presidida por João da 5 Irmãos (MDB), com a participação de Alexandre Leprevost (União), Oscalino do Povo (PP) e Pastor Marciano Alves (Republicanos), com transmissão ao vivo pelo YouTube.

Também ganharam pareceres favoráveis a inclusão dos portadores de fibromialgia no rol de pessoas com deficiência, a criação de uma campanha para prevenir a esporotricose animal e a implantação de rodas de conversa sobre saúde mental na infância, mas essas proposições serão avaliadas por outras comissões temáticas antes de estarem aptas à votação pelo plenário.

As demais proposições aprovada pela Comissão de Saúde são Declarações de Utilidade Pública ao Moto Clube Missionário Ceifeiros da Meia-Noite, Instituto de Inovação e Tecnologia Smart, Associação Brasileira de Dermo Micropigmentação Paramédica e Anaplastologia, Associação Amigas do Bem Curitiba, Instituto Renato Muzzolon e Associação Irmão Sol Lua.