ferrovia
Um dos objetivos do projeto de lei é preservar e valorizar o patrimônio histórico e cultural ferroviário. (Foto: Divulgação/Serra Verde Express)

Curitiba poderá ser reconhecida oficialmente como a Capital do Turismo Ferroviário. É o que pretende um projeto de lei que começou a tramitar na Câmara de Vereadores da cidade. A ideia é valorizar a história ferroviária do município, com estações centenárias e infraestrutura ferroviária bem preservada. A iniciativa aguarda a instrução técnica da Procuradoria Jurídica do Legislativo, para então começar a tramitar pelas comissões temáticas. 

A proposta define o turismo ferroviário como aquele que “compreende todas as atividades turísticas que envolvam viagens de trem, visitas a estações ferroviárias históricas, passeios em locomotivas antigas, entre outras experiências relacionadas ao transporte ferroviário” (005.00019.2024). Ao Poder Público caberá a tarefa de desenvolver e implementar políticas públicas que incentivem e promovam o turismo ferroviário em Curitiba, em parceria com órgãos governamentais, empresas privadas e organizações da sociedade civil. 

O projeto de lei também determina a realização de investimentos na infraestrutura ferroviária da cidade, visando aprimorar as condições de transporte e recepção de turistas, bem como a preservação e restauração de estações ferroviárias históricas. E deverão ser promovidos eventos, festivais, exposições e outras atividades culturais e turísticas relacionadas ao tema. E ainda prevê a realização de parcerias com empresas do setor turístico e ferroviário para o desenvolvimento de roteiros turísticos ferroviários, incluindo passeios de trem, visitas a museus ferroviários e experiências gastronômicas temáticas. 

Confira a reportagem completa no Política em Debate