O calendário oficial de Curitiba poderá contar com uma data em homenagem ao poeta e escritor Paulo Leminski. Tramita na Câmara Municipal um projeto de lei que institui o Dia Municipal “Perhappiness”, que deverá ser comemorado anualmente em 24 de agosto. A matéria aguarda a instrução da Procuradoria Jurídica (Projuris) do Legislativo.
O dia 24 de agosto, sugerido para ser o Dia Perhappiness, coincide com o aniversário de nascimento do autor, em 1944. Ele deixou um legado cultural ímpar e se tornou um dos maiores nomes da literatura brasileira contemporânea. “‘Perhappiness’ é um neologismo que reúne as palavras ‘talvez’ e ‘felicidade’, em inglês. O conceito, presente nas obras de Leminski, reflete a ambiguidade da existência humana e a necessidade de equilibrar as adversidades com momentos de alegria e aceitação”, complementa a justificativa da proposta.
A matéria é assinada pelos vereadores Angelo Vanhoni (PT), Dalton Borba (Solidariedade) e Herivelto Oliveira (Cidadania), que explicam que, nos anos 2000, a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) promoveu diversas edições do Festival Perhappiness: um ciclo de palestras, debates, filmes, tardes de autógrafos e espetáculos musicais em homenagem ao poeta curitibano. Se estivesse vivo, Leminski estaria com 80 anos – ele faleceu em 1989.
“Instituir o Dia Perhappiness em Curitiba é um reconhecimento ao impacto cultural de Leminski, que, por meio de sua obra, influenciou gerações de leitores e artistas, não apenas no Brasil, mas no mundo todo. Sua escrita, marcada pela ironia, pela busca de sentido nas coisas simples e pela musicalidade, continua a ser uma fonte de inspiração para todos que buscam compreender e celebrar a complexidade da vida”, completam os parlamentares.
Vanhoni, Borba e Oliveira acreditam que a implementação da data comemorativa também será uma forma de fortalecer a identidade cultural curitibana e valorizar as personalidades locais que, como Paulo Leminski, contribuíram significativamente para a construção da história e da cultura da capital paranaense.