Decoro

Bem Paraná

A corregedora da Câmara Municipal de Curitiba, vereadora Noêmia Rocha (PMDB), confirmou ontem que vai dar parecer recomendando o recebimento da denúncia de agressão do vereador professor Galdino (PSDB) contra a vereadora Carla Pimentel (PSD). Galdino é acusado de ter agredido e assediado sexualmente a vereadora em sessão da Casa, na semana passada, após uma discussão sobre um santinho de campanha. O tucano nega. A agressão foi testemunhada por diversos parlamentares e Galdino chegou a ser detido e levado à polícia para depor. A Mesa Executiva da Câmara tem até hoje para decidir se prossegue ou não com o processo por quebra de decoro parlamentar contra o governador.

Direito de resposta
O candidato do PMN à prefeitura de Curitiba, Rafael Greca, conseguiu na Justiça um direito de resposta contra propaganda do prefeito e candidato à reeleição Gustavo Fruet (PDT), que dizia que as contas de sua administração teria sido rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Na inserção, o texto afirma que Greca nunca teve as contas reprovadas, e acusa Fruet de tentar denegrir a história do candidato do PMN.

Profissão
A juíza eleitoral Sayonara Sedano proibiu o candidato do PMN à prefeitura de Curitiba, Rafael Greca, de utilizar o título de urbanista como referência profissional em sua propaganda. A juíza atendeu a uma representação da Coligação Curitiba Segue em Frente, que representa o prefeito e candidato à reeleição, Gustavo Fruet (PDT). A coligação diz ter apresentado provas d graduação de Greca em Engenharia Civil, conforme informações constantes no registro de candidatura. Segundo a campanha de Fruet, com essa decisão, o candidato do PMN não poderia utilizar o titulo, pois sua formação não é de arquiteto e urbanista, o que pode configurar crime de exercício ilegal da profissão, o que também foi solicitado apuração pela coligação.

Na trave
A Justiça Eleitoral indeferiu o registro da candidatura da ex-noiva do ex-deputado estadual Osmar Bertoldi (DEM) à Câmara Municipal de Curitiba, Tatiane Bittencourt (PR). O motivo seria falha na documentação. Assim, deixando a requerente de apresentar a documentação de 2º grau da Justiça Eleitoral, após notificada por constar seu nome em listagem fornecida com incidência de irregularidade, ausente para o ora requerente Tatiane Lucia Selhorst Bittencourt a condição de registrabilidade referente a juntada de todos os documentos obrigatórios por Lei, pelo que indefiro o presente Requerimento de Registro de Candidatura ao cargo de vereador para as eleições de 2016 em Curitiba, apontou o juiz responsável pelo caso. Tatiane recorreu da decisão.

Violência
Bertoldi está preso há oito meses, acusado de agredir Tatiane. Recentemente, ele foi absolvido da acusação de desrespeitar a ordem judicial para se manter distante dela, mas continua preso por responder acusações de estupro contra a ex-noiva. Ele nega as acusações. Tatiane aproveitou o caso para se lançar candidata com a bandeira do combate à violência doméstica.

Bolsa Família
Um cruzamento de dados entre o cadastro de beneficiários de programas sociais do governo federal e o sistema de prestação de contas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) identificou que R$ 15.970.436,50 foram doados a candidatos e partidos políticos nas eleições deste ano por beneficiários do Bolsa Família. O valor total de arrecadação declarado à Justiça Eleitoral até o momento é de mais de R$ 1 bilhão e pelo menos 16 mil beneficiários do programa aparecem como doadores.