exposição artista cubana
Obras da artista cubana Belkis Ayón no Museu da Gravura de Curitiba, no começo de 2024. Foto: Cido Marques/FCC

O Dia do Museu, celebrado em 18 de maio no Paraná, pode ter uma comemoração com entrada gratuita nos museus do estado. A iniciativa é da deputada estadual Maria Victoria (PP), que recentemente apresentou um projeto de lei (PL 166/2025) com esse teor à Assembleia Legislativa do Paraná. A parlamentar, inclusive, é também autora da lei que instituiu o Dia do Museu no Estado (21.159/2022).

Maria Victoria explica que a medida tem o objetivo de estimular o acesso à cultura, incentivar a visitação aos museus e valorizar o patrimônio histórico do Estado do Paraná.

“É uma iniciativa que já ocorre em diversas instituições pelo mundo. Um dia de acesso livre vai estimular a cultura, educação, incentivar o turismo, movimentar a economia local e contribuir para despertar nos visitantes um maior interesse pela história e identidade do Paraná”, pontua a segunda-secretária da Assembleia Legislativa.

O texto do projeto de lei aponta que o acesso facilitado a exposições, mostras e acervos dos Museus tem o potencial de impactar diretamente na melhoria dos indicadores educacionais e sociais, promovendo maior engajamento comunitário e fortalecimento do turismo cultural, fator determinante para o desenvolvimento econômico do Paraná.

Inclusão social

Outro benefício direto da lei é permitir que pessoas que enfrentam dificuldades financeiras tenham a oportunidade de conhecer importantes acervos históricos e artísticos.

“Essa inclusão social é essencial para atrair novos públicos, como famílias de baixa renda, estudantes e grupos comunitários, que muitas vezes ficam à margem dessas experiências culturais”, afirma a deputada.

O texto do projeto de lei traz ainda que, para a implementação da gratuidade, os museus do Estado do Paraná poderão firmar parcerias com instituições públicas e privadas, visando a promoção de atividades educativas e culturais.