Franklin de Freitas

Nesta segunda-feira foram diplomados os 54 deputados estaduais, 30 federais, o senador Sérgio Moro (União), o governador Ratinho Junior e o vice-governador Darci Piana, os eleitos em 2022 no Paraná. A cerimônia aconteceu no Grande Auditório do Teatro Positivo, em Curitiba, e serviu para que a Justiça Eleitoral ratificasse o resultado das eleições de 2022.

A diplomação é o último dos ritos da Justiça Eleitoral antes da posse dos eleitos e serve para reforçar a lisura de todo o processo envolvendo as eleições. Ela confirma a aptidão dos candidatos para ocuparem os cargos para os quais foram eleitos, pois só ocorre após a aprovação do registro das candidaturas e da aprovação das contas de campanha dos candidatos.

Entre os deputados diplomados, teve quem levasse a família, o cachorro, quem fizesse o “L” de Lula, a “arminha” de Jair Bolsonaro, além de manifestações religiosas.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o vice-governador Darci Piana vão tomar posse no dia 1º de janeiro de -2023 às 10 horas no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.

O presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, reforçou que a diplomação marca o encerramento do processo eleitoral e a vitória da democracia. “Após esta solenidade, as eleitas e os eleitos no pleito deste ano assumirão, a partir de 2023, suas respectivas funções públicas no Executivo e no Legislativo”, declarou.

Homenageados
Durante a cerimônia, foram homenageados ainda as instituições e pessoas que, na condição de colaboradores, merecem destaque pelo apoio no processo eleitoral. A elas, o presidente Coimbra de Moura entregou um diploma como forma de agradecimento pela colaboração no âmbito do respeito, segurança, paz social, inovação, sustentabilidade, acessibilidade e inclusão.