Eduardo Appio (foto: divulgação / Justiça Federal)

O juiz titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, Eduardo Appio, foi afastado do cargo nesta segunda-feira (22), após decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Appio era o responsável pelos processos da Lava Jato e, com o afastamento, deixará de julgar os processos da operação.

Os votos completos e a justificativa que embasa o pedido de afastamento ainda não foram divulgados pelo TRF-4. O Tribunal fez o julgamento levando em conta um processo da Corregedoria Regional que apura responsabilidade do juiz sobre acesso a um número de telefone utilizado em ameaça a um desembargador federal. O juiz terá 15 dias para apresentar uma defesa.

“Após a apresentação da defesa preliminar pelo referido magistrado, se, ainda assim, for eventualmente proposta pela Corregedoria Regional a abertura de processo administrativo disciplinar em seu desfavor, deverá ser designada nova sessão extraordinária dessa Corte Especial Administrativa para deliberar sobre o tema, com a brevidade que o caso impõe”, diz a certidão do julgamento.

Mais cedo, nesta segunda-feira, em entrevista à GloboNews, Appio admitiu que usava a senha “LUL2022” para acessar o sistema da Justiça Federal. Contudo, ele negou ser petista.