Os eleitores lotaram nesta quarta (8) a sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Curitiba para regularizar o título de eleitor. Até as 18 horas, 2.616 eleitores tinham sido atendidos, segundo a assessoria de imprensa. Mas, às 18 horas, a sala de atendimento ainda estava cheia e havia uma fila gigante do lado de fora. No Paraná inteiro, 30.318 eleitores passaram pelos fóruns eleitorais até as 18 horas. A assessoria de imprensa informou que todos que aguardavam na fila seriam atendidos.
Passada esta quarta-feira, aqueles que estiverem com a situação eleitoral irregular não vão poder votar nas eleições que vão definir os novos prefeitos e vereadores das cidades brasileiras nos dias 6 e 27 de outubro, primeiro e segundo turnos, respectivamente.
Além disso, os eleitores com título irregular não poderão emitir passaporte ou carteiras de identidade. A restrição não vale para o brasileiro que reside no exterior e deseja um novo documento para retornar ao Brasil.
A irregularidade do documento também impede eleitores de se inscrever em concursos e tomar posse em funções públicas. Além disso, a renovação de matrícula em instituições públicas de ensino é proibida.