Morreu na madrugada de ontem o ex-deputado federal Cezar Silvestri. Ele tinha 64 anos e era pai de Cezar Silvestri Filho, atual prefeito de Guarapuava. Sua mulher, Cristina Silvestri, é deputada estadual eleita. O corpo de Silvestri foi encontrado na Rua Martin Afonso, perto do prédio em que ele morava. Segundo a Polícia Civil, a causa da morte teria sido uma queda do 22º andar. A Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp) informou que a suspeita é de suicídio.
A governadora Cida Borghetti decretou luto oficial de três dias pela morte do ex-deputado. “O Paraná perdeu hoje um homem público que deu grandes contribuições ao Estado. Cézar Silvestri construiu uma bonita história de trabalho como deputado estadual e federal e como secretário. Que Deus conceda serenidade e conforte os corações da querida Cristina, dos filhos, familiares e amigos. Meus sentimentos”, disse Cida, em nota oficial.
A Assembleia Legislativa também decretou luto por três dias. “Perdemos um amigo que dedicou sua vida à causa pública. Será sempre lembrado pelo perfil conciliador e pelo trabalho eficiente executado em todos os cargos que ocupou, tanto como Legislativo como no Executivo”, disse o presidente da Casa, Ademar Traiano (PSDB), que também confirmou o cancelamento das sessões.
O ex-governador Beto Richa (PSDB) também divulgou nota lamentando o falecimento do ex-secretário. “Um grande homem público, uma pessoa querida por amigos e familiares. Fico triste com essa perda lamentável e desejo força a família nesse momento difícil”, afirmou o tucano.
O prefeito de Guarapuava, Cezar Silvestri Filho (PPS), também decretou luto oficial na admininistração municipal, mantendo os serviços essenciais. O velório foi realizado na sede da prefeitura. O enterro acontece hoje, às 11 horas, no Cemitério Municipal Central (Santa Cruz).
Carreira – Nascido em Guarapuava, Cezar Augusto Carollo Silvestri se formou em engenharia civil. Começou na vida pública em 1988, quando foi eleito vice-prefeito de Guarapuava. Em sua carreira política, exerceu três mandatos como deputado estadual (de 1991 a 2002) e três como deputado federal (2003-2014). Na Assembleia Legislativa, chegou a ser foi presidente das comissões de Orçamento, Obras Públicas, Transporte e Comunicações.
Na Câmara, presidiu a comissão de Defesa do Consumidor e foi membro titular das comissões de Agricultura e Pecuária; Meio Ambiente e da Comissão Mista de Orçamento. Ao mesmo tempo, chegou a deixar o mandato para assumir, no Paraná, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano entre 2011 e 2013. Em 2014, assumiu o comando da Agência Reguladora de Serviços Delegados do Paraná (Agepar).
Política
PERDA
Ex-secretário Cezar Silvestri morre aos 64 anos em Curitiba
Governadora Cida Borghetti (PP) decreta luto oficial; Assembleia cancela sessão

Sandro Nascimento/Alep - "Silvestri: enterro seru00e1 hoje"