
O youtuber e empresário Felipe Neto admitiu nesta sexta-feira (4) que seu anúncio como pré-candidato a presidente era apenas uma ação de marketing. Na quinta (3), ele havia gravado um vídeo na qual havia falado em sair candidato a presidente em 2026 e que iria criar uma nova rede social, a “Nova Fala”.
Segundo Felipe Neto, tratava-se apenas de uma ação de marketing de uma nova versão em audiolivro de “1984”, escrito por George Orwell, narrado por Lázaro Ramos.
Leia mais
“É óbvio que não vou me candidatar a coisa alguma. E eu espero no fundo do coração que vocês não tenham acreditado. O que eu queria era chamar a atenção de vocês”, declarou ele. “Todas as falas autoritárias que fiz naquele vídeo eu fiz de propósito. E se você acreditou ou, pior, se você gostou do que eu falei, talvez você precise ler um pouco mais. A leitura é a maior arma que uma sociedade tem para enfrentar qualquer tipo de autoritarismo”.
Na quinta-feira, internautas apontavam que partes do discurso de Felipe Neto faziam referências diretas a ‘1984’. por exemplo, ele dizia que queria ser como um pai ou como um irmão mais velho para o Brasil. Em ‘1984’, o personagem principal é o Grande Irmão, líder do regime totalitário. Em inglês, “big brother” também tem o sentido de “irmão mais velho”. Ainda na quinta, o site ‘Notícias da TV’ publicou que o youtuber dava dicas de que a “candidatura à presidência é balela”.