
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rebateu o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), neste domingo (7). Em suas redes sociais, o decano do tribunal disse que “o que o Brasil realmente não aguenta mais são as sucessivas tentativas de golpe”.
Leia mais:
A fala rebate Tarcísio que, neste domingo, disse que “ninguém aguenta mais a tirania de um ministro como [Alexandre de] Moraes”. A afirmação ocorreu em ato na avenida Paulista. Em São Paulo.
“O que o Brasil realmente não aguenta mais são as sucessivas tentativas de golpe que, ao longo de sua história, ameaçaram a democracia e a liberdade do povo”, diz o ministro na publicação. “É fundamental que se reafirme: crimes contra o Estado Democrático de Direito são insuscetíveis de perdão! Cabe às instituições puni-los com rigor e garantir que jamais se repitam.”
Outro ministro do Supremo afirmou a um interlocutor, sob reserva, que Tarcísio queima pontes com o tribunal ao fazer ataques diretos a Moraes. A avaliação deste ministro é que a radicalização do discurso de Tarcísio tem foco político e em nada contribui para a situação do ex-presidente.
Em ato na avenida Paulista, Tarcísio defendeu uma anistia “ampla e irrestrita”, disse que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deveria ser autorizado a ser candidato em 2026 e que pode ser condenado sem nenhuma prova.
Além disso, disse que o STF julga “um crime que não existiu”, que o julgamento no Supremo não é justo e fez críticas ao ministro Alexandre de Moraes. As declarações ocorrem em meio ao julgamento de Bolsonaro na Corte.