Reprodução / TV Globo – Eduardo Leite

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), vai aparecer na madrugada desta sexta-feira (2) no programa ‘Conversa com Bial’. O programa já foi gravado e alguns trechos foram divulgados, entre eles aquele em que Leite falou sobre sua orientação sexual, assumindo-se publicamente homossexual pela primeira vez.

“Eu nunca falei sobre um assunto que eu quero trazer pra ti no programa, que tem a ver com a minha vida privada e que não era um assunto até aqui porque se deveria debater mais o que a gente pode fazer na política, e não exatamente o que a gente é ou deixa de ser”, afirmou ele. “Nesse Brasil com pouca integridade a gente precisa debater o que se é”.

“Eu sou gay. E sou um governador gay, e não um gay governador, tanto quanto Obama nos Estados Unidos não foi um negro presidente, foi um presidente negro. E tenho orgulho disso”, disse Eduardo Leite. “Não tenho nada a esconder”.

Nascido em Pelotas (RS) em 1986, Eduardo Leite foi prefeito da cidade e foi eleito governador do Rio Grande do Sul em 2018, aos 33 anos. Ele é o governador mais jovem do Brasil. Ele também falou das prévias do PSDB para as eleições à presidência da República. Por enquanto, seu nome está mais cotado para a reeleição no Rio Grande. Pesquisas preliminares o apontam como favorito em 2022.

Nas redes sociais, foi grande a repercussão da prévia do programa. “As inúmeras mensagens de carinho e apoio que estou recebendo me deixam absolutamente seguro: o amor vai vencer o ódio! Muito muito muito obrigado a todos!”, escreveu Eduardo Leite, em sei perfil no Twitter.  

‘Conversa com Bial’ passa depois do ‘Jornal da Globo’.