
O vereador Herivelto Oliveira (Cidadania) assume nesta sexta-feira (31) a prefeitura de Curitiba. Ele ocupará o cargo de forma interina, até o dia 8 de junho, devido às viagens do prefeito Rafael Greca (PSD) e do vice Eduardo Pimentel (PSD). O presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Fachinelo (Podemos), que seria o próximo na linha sucessória, também estará em viagem nesse período.
“O prefeito vai viajar e, na linha sucessória, eu sou o primeiro que não vai disputar a próxima eleição, então eu posso assumir a Prefeitura“, explicou Oliveira, quando se confirmou seu nome como prefeito interino. “Eu gostaria de agradecer as pessoas que me enviaram mensagens e dizer que serão oito dias de aprendizado“, completou.
“Esse período que eu vou ficar na Prefeitura me fez lembrar que o meu pai foi um funcionário da Prefeitura de Curitiba. Ele era chamado de ‘Barnabé’, porque era um funcionário da base, que ganhava salário mínimo, trabalhou durante 37 anos na Prefeitura“, relatou Oliveira. “Então, para mim, é uma honra hoje chegar ao posto mais alto do funcionalismo municipal“.
Conforme os registros históricos disponíveis, Herivelto Oliveira será o segundo prefeito negro a comandar Curitiba. Antes dele, somente o médico Antenor Pamphilo dos Santos, brevemente, no dia 16 de julho de 1948, tinha ocupado o maior cargo público da capital do Paraná. Doutor Antenor, como era conhecido, fez parte da histórica legislatura que reabriu a Câmara de Curitiba após o Estado Novo, tornando-se o primeiro vereador negro que se tem registro na cidade.
Ausências
O presidente Marcelo Fachinello (Pode) e o segundo-vice Mauro Ignácio (PSD) informaram à Câmara de Curitiba que também estarão ausentes do país até o dia 8 de junho. Os dois e o vereador Tito Zeglin (MDB) estarão na comitiva oficial de Eduardo Pimentel em viagem técnica à Europa.
Eles passarão pelas cidades de Barcelona, Milão e Turim, por convite do prefeito de Curitiba, “para representação do Poder Legislativo Municipal em reuniões com autoridades e técnicos das cidades visitadas, com imersão em projetos de referência em soluções urbanas inovadoras”. Com isso, Osias Moraes (PRTB) assumirá a presidência da CMC no período mencionado.