22tce
Ivens Linhares toma posse como novo presidente do TCE-PR e recebe o abraço do vice-governador Darci Piana. Foto: Igor Jacinto / Vice Governador

A nova cúpula diretiva do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), eleita em outubro do ano passado, tomou posse nesta quarta-feira (22). A sessão solene ocorreu no Plenário do tribunal, em Curitiba, e marcou o início da gestão do conselheiro Ivens Zschoerper Linhares como presidente para o biênio 2025-2026. Junto com ele, foram empossados também o conselheiro Ivan Bonilha, como vice-presidente, e o conselheiro Durval Amaral, como novo corregedor-geral.

O TCE-PR é o órgão responsável pela fiscalização do uso do dinheiro público e do controle externo das prefeituras, câmaras municipais, Estado e Assembleia Legislativa. O vice-governador do Paraná, Darci Piana, esteve presente na posse.

O novo presidente assume o lugar que foi do conselheiro Fernando Guimarães no último biênio. “Tivemos a preocupação de pensar no tribunal em continuidade também, não só em obras ou projetos concluídos. Deixamos o tribunal estruturado com alguns estudos de gestão para que as próximas administrações possam economizar tempo. São informações de qualidade para o TCE-PR evoluir cada vez mais”, comentou Guimarães, que disse deixar o cargo com a sensação de dever cumprido.

Linhares é o primeiro aprovado em concurso público para o antigo cargo de auditor a assumir o TCE-PR. Ele elencou diversos avanços herdados da gestão anterior, como a reforma dos prédios da Casa, uma série de normativas importantes editadas, busca por parcerias externas e a adoção de novas medidas de segurança de dados, entre outras. Em seguida, prometeu manter o caminho de atualização e crescimento do tribunal, melhorando e ampliando seu impacto na sociedade.

“A primeira prioridade da nossa gestão é a busca pelo aprimoramento dos serviços públicos. Para além daquela análise da legalidade e da conformidade, é necessário efetivamente verificar como estão funcionando as políticas, notadamente nas áreas de saúde, educação e assistência social, que é aquilo que efetivamente chega à população. Essa é a missão principal”, declarou o novo presidente. Segundo ele, a ideia é contar com apoio das universidades para aprimorar parâmetros de avaliação dessas políticas públicas e trazer especialistas para o debate.

“O segundo ponto do nosso programa é uma instigação ao controle social. Precisamos que a população também abrace esse programa. Situações como as salas de aula, se estão bem equipadas; ou se os postos de saúde estão oferecendo atendimento adequado. Além dos gestores, que nos informam, a verificação pela própria população é importante. Precisamos buscar esse aprimoramento”, contou o conselheiro, que ainda apresentou duas outras metas de sua gestão para o biênio 2025-2026.

Uma delas é a preocupação com o déficit no sistema de seguridade social dos municípios. Também prometeu esforço na adoção de ferramentas de Inteligência Artificial para ajudar servidores na execução de documentos; no escrutínio de contratações e licitações, em busca de irregularidades; e na definição de trilhas de fiscalização para as auditorias, uma vez que a quantidade de dados à disposição do TCE-PR é “gigantesca”.

O curitibano Ivens Zschoerper Linhares tem 55 anos e é Bacharel em Direito, com especialização em Direito Público. Ingressou no TCE-PR em 2005, após ser aprovado em concurso público para o então cargo de auditor – que a partir da Lei Complementar Estadual nº 264/2024 passou a ser denominado conselheiro-substituto. Ocupa a vaga de conselheiro reservada para esta carreira desde 24 de setembro de 2014. Anteriormente, foi vice-presidente do Tribunal nos biênios 2015-2016 e 2023-2024, além de corregedor-geral no biênio 2019-2020.