Lideranças da direita curitibana, como o ex-deputado Deltan Dallagnol (Novo), o advogado Jeffrey Chiquini e o vereador Guilherme Kilter (Novo), reuniram apoiadores na tarde deste domingo (21) na Praça Santos Andrade, na frente do prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A manifestação foi para fazer uma homenagem a Charlie Kirk, ativista conservador assassinado nos Estados Unidos.
Dezenas de participantes do ato pacífico carregavam bandeiras do Estados Unidoso e Israel. Alguns carregavam cartazes com críticas ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre Moraes, e ao presidente Luiz Inácio da Silva. Os manifestantes da direita curitibana também levavam faixas dizendo que a “UFPR também é de Jesus.
O local da manifestação foi escolhido pela direita curitibana porque naquele prédio no dia 9 de setembro, houve uma confusão envolvendo Chiquini e Kilter, que participariam de um evento. De acordo com a Polícia Militar do Paraná (PMPR), o tumulto começou o advogado criminalista Jeffrey Chiquin e o vereador Guilherme Kilter (Novo), chegaram à universidade e acabaram cercados por manifestantes, que teriam proferido insultos, ameaças e arremessado objetos contra eles. Estava marcada para acontecer, no Salão Nobre do curso de Direito, uma palestra cujo tema era “Como o STF tem alterado a interpretação constitucional?”. Antes da palestra começar na UFPR, contudo, estudantes e manifestantes de esquerda passaram a ocupar o local onde ocorreria o evento. Assim impediram a sua realização, com direito a gritos com palavras de ordem. A PMPR chegou e houve confronto com estudantes.