O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve ter o apoio de pelo menos metade dos 30 deputados federais eleitos pelo Paraná que tomam posse hoje. Inicialmente, os partidos que integraram a coligação de Lula no primeiro turno — PT, PV, PCdoB, PSOL, Rede, PSB, Solidariedade, Pros, Avante e Agir — elegeram oito parlamentares: Gleisi Hoffmann , Carol Dartora, Zeca Dirceu, Enio Verri e Tadeu Veneri (PT), Aliel Machado (PV), Luciano Ducci (PSB) e Toninho Wandscheer (PROS).
No segundo turno, outras 6 legendas aderiram ao petista: MDB, PDT, Cidadania, PCB, PSTU e PCO. Após a eleição, outras duas siglas se somaram ao conselho político de transição, entre elas o PSD do governador Ratinho Júnior, que elegeu a maior bancada, com 7 parlamentares. Desses, apenas um é conhecido como “bolsonarista raiz”: o Sargento Fahur.
A lista de apoios entre os deputados paranaenses a Lula pode aumentar ainda, já que há uma negociando pela adesão do União Brasil à base de situação na Câmara. O União Brasil elegeu pelo Paraná dois deputados: Felipe Francischini, que já se declarou de oposição, e o delegado Matheus Laiola.
A aliança que apoiou Jair Bolsonaro (PL) elegeu oito deputados: Filipe Barros, Giacobo e Vermelho (todos do PL); Tião Medeiros, Pedro Lupion, Ricardo Barros e Dilceu Sperafico (PP) e Diego Garcia (Republicanos). Desses, apenas Filipe Barros e Pedro Lupion devem seguir fiéis ao ex-presidente. Para os demais, avaliam os aliados de Lula, seriam possível negociar apoios pontuais.
Esse apoio pode ser formalizado caso o PP entre na base do governo. A prioridade é reeleger o deputado Arthur Lira (AL) para a presidência da Câmara. Lula já disse que não vai interferir na disputa, e o PT anunciou que não terá candidato, abrindo caminho para Lira continuar no cargo por mais dois anos. Além disso, apesar de ter apoiado Bolsonaro, o presidente da Câmara foi um dos primeiros chefes de poderes a reconhecer a vitória do petista no segundo turno, e a iniciar as negociações para a transição.
Lula deve ter apoio de metade da bancada federal do Paraná na Câmara dos Deputados
Grupo inclui 15 parlamentares eleitos por partidos que compõem frente ampla que servirá de base do novo governo
