Marca do pênalti

Bem Paraná

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados deve encerrar na próxima semana a fase de instrução do processo por quebra de decoro parlamentar contra o deputado André Vargas (sem partido-PR) sem a perspectiva de ouvi-lo no colegiado. Os advogados do ex-petista avisaram que ele só comparecerá quando as três testemunhas arroladas prestarem depoimento. Já o relator, deputado Júlio Delgado (PSB-MG), informou que não estenderá o prazo de 29 de julho para esperar as oitivas de defesa. Uma vez ouvindo todas as testemunhas necessárias, ele certamente comparecerá ao Conselho de Ética. Agora, se a instrução ficar incompleta, não tem sentido ele comparecer aqui porque estaria corroborando uma nulidade que a defesa efetivamente não aceita, disse o advogado Michel Saliba.

Pressa
A defesa questiona a celeridade do processo e afirma que Vargas não falará ao colegiado em data açodada. Para a defesa, é preciso ouvir as testemunhas que conhecem sua atividade parlamentar e provar que ele procurou um jatinho emprestado para viajar com a família antes de conseguir a aeronave com o doleiro Alberto Youssef. Na queda de braço com a defesa, o relator disse que não tem como ouvir todas as testemunhas, já que parte delas recusou o convite para prestar esclarecimentos ao Conselho.

Prazo final
A partir do dia 29, quando se encerrar o período de instrução, o relator terá 10 dias úteis para apresentar seu parecer sobre o caso. Delgado disse que espera colocar o relatório em votação na primeira semana de agosto, quando haverá o esforço concentrado na Câmara. Na ocasião, será dada a oportunidade para Vargas falar ao colegiado.

Primeira pesquisa
O Instituto Veritá, de Uberlândia (MG), registrou no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PR), a primeira pesquisa sobre a disputa eleitoral deste ano no Paraná, desde o início da campanha, em 6 de julho. Até agora, o único levantamento divulgado foi o do Vox Data, encomendado pela CBN de Cascavel, mas que se restringiu a ouvir eleitores da cidade da região Oeste. O novo levantamento, registrado no último dia 20, pretende ouvir 2.302 eleitores em todo o Estado, entre os dias 23 e 26. A margem de erro é de 2,05 pontos percentuais na estimação da proporção das intenções de voto dos candidatos. A divulgação do resultado está prevista para hoje. A pesquisa está registrada sob o número PR-00005/2014.

Contas de campanha
Os candidatos, partidos políticos e comitês financeiros tem de 28 de julho a 2 de agosto para entregar a primeira parcial da prestação de contas de campanha à Justiça Eleitoral (JE). Já a segunda parcial deverá ser apresentada de 28 de agosto a 2 de setembro. Ambas deverão conter a discriminação dos recursos em dinheiro ou estimáveis em dinheiro para financiamento da campanha eleitoral e dos gastos que realizaram, detalhando doadores e fornecedores.A divulgação dos dados pela Justiça Eleitoral da primeira parcial será no dia 6 de agosto e da segunda parcial no dia 6 de setembro.

Teatro
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) aplicou multa ao secretário de Desenvolvimento Urbano do governo Requião, Luiz Forte Neto por má gestão e ausência de planejamento na construção do Centro Cultural Denise Stoklos em Irati. Segundo o TCE, deficiências de gestão que resultaram em prejuízos para os cofres públicos que resultaram em paralisação da obra, orçada inicialmente em R$ 4.286.196,46.

Partido Novo
O Brasil já tem 32 partidos políticos registrados oficialmente, mas em breve pode ganhar mais um. Na quarta-feira, chegou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o pedido de registro do Partido Novo. O partido em formação pede para usar a sigla NOVO e ser identificado com o número 30. De acordo com o pedido, já foram atendidos todos os requisitos de criação, inclusive a assinatura de 493.316 eleitores que apoiam a formação da legenda.

Faixa etária
Dados divulgados ontem pelo TSE do início da tarde desta quinta-feira (24), a maioria dos candidatos registrados para disputar as eleições deste ano em todo o País é formada por pessoas de 45 a 49 anos. São mais de 25 mil candidatos no total, incluindo os postulantes a cargos de vice e suplente. Desse universo, 4.279 estão nessa faixa etária, representando 17,05% do total. Em seguida, aparecem os candidatos que têm de 50 a 54 anos, representando 16,27% do total e somando 4.081 pessoas. Nas extremidades, estão 22 candidatos com a menor faixa etária, de 18 a 19 anos, e três candidatos com mais de 100 anos. Nas eleições 2010, a maioria dos candidatos também tinha de 45 a 49 anos, porém, a porcentagem era ainda maior, com 47% dos candidatos com essa idade, somando 10.647 ao todo.

Em alta
Uma equipe de Curitiba representará o Brasil na final da IMAGINE CUP 2014, principal competição mundial de tecnologia para estudantes, promovida pela Microsoft. O grupo é formado por alunos da pós-graduação em Aplicativos para Jogos Digitais da Universidade Positivo.

Em baixa
As chuvas deste inverno podem prejudicar a colheita e secagem do CAFÉ, que também veio mais cedo em decorrência do verão mais seco. O alerta é do Climatempo, que fez uma análise das regiões cafeeiras do Norte do Paraná, do Sul de São Paulo e Cerrado Mineiro.