As escadarias do Prédio Histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) viraram no fim da tarde desta sexta (29) palco do ato de lançamento do Movimento Meu Brasil Brasileiro. Com foco na soberania nacional e no fortalecimento da democracia brasileira, o movimento é fruto de uma construção coletiva com mais de 60 entidades, que começou com a inquietação de cidadãos, organizações e movimentos sociais em torno das recentes ameaças – tanto internas quanto externas – a um Brasil soberano.
Leia mais
Após a concentração no Prédio Histórico da UFPR, os participantes seguiram em caminhada rumo à Praça Osório.
Mais de 60 entidades aderiram ao movimento
As entidades participantes contestam as sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos — o chamado “tarifaço” —, que é visto pelos organizadores como instrumento de pressão política que compromete a autodeterminação do país. Segundo o advogado Daniel Godoy Júnior, presidente do Instituto Pró Democracia Sempre (Iprodes) e um dos organizadores do ato, a mobilização marca o lançamento de uma articulação que envolve dezenas de entidades da sociedade civil organizada, na defesa da soberania e da democracia.Até o momento, além da UFPR, mais de 60 entidades de diferentes áreas já manifestaram adesão ao Movimento. Entre elas, encontram-se movimentos sociais, acadêmicos, estudantis, culturais e sindicais, bem como organizações políticas.
Engajamento da UFPR
Não é a primeira vez que a UFPR revela engajamento com a questão da soberania. Na o dia 12 de agosto em demonstração de engajamento acadêmico e social, o Salão Nobre do Setor de Ciências Jurídicas recebeu ato em que manifestou adesão à Carta em Defesa à Soberania Nacional. “Soberania não é apenas um conceito jurídico; é a expressão mais concreta da liberdade de um povo de decidir seu próprio destino”, conceituou na ocasião a Diretora do Setor de Ciências Jurídicas, professora Melina Fachin.