WhatsApp Image 2025-09-23 at 13.37.37
Daniel Castellano/SECOM

Melhorias no transporte, na segurança pública, na sinalização do trânsito e nos serviços públicos de saúde; asfaltamento de ruas com investimentos em acessibilidade; escolas com contraturno e vagas nas creches. Esses são temas presentes nas conversas do dia a dia entre os moradores da região do Pinheirinho, uma das mais antigas e tradicionais de Curitiba, onde vivem mais de 150 mil habitantes, que nesta quarta-feira (24), será sede do programa “Assembleia nos Bairros”. A ação é promovida pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) em parceria com a Prefeitura de Curitiba, e acontece na Rua da Cidadania.

Leia mais

O aperfeiçoamento da sinalização de trânsito, garantindo a segurança de pedestres e motoristas é um dos primeiros pontos citados por Luiz Fernando de Jesus de Souza, presidente da Associação de Moradores da Vila Nossa Senhora das Graças (AMVNSG). A entidade criada há quase duas décadas tem a missão de aproximar a comunidade do poder público. “Precisamos, com urgência, aqui na Isaac (rua Izaac Ferreira da Cruz), nas proximidades do supermercado, uma lombada eletrônica ou um sinaleiro, porque o fluxo de pessoas e muito grande, e elas ficam arriscando a vida para atravessar a via”, alerta o líder comunitário. Ele lembrou que faz pouco tempo que essa rua ganhou sentido único e, com o crescimento da população, o movimento se intensificou.

De acordo com Luiz Fernando, que pretende participar da reunião com os deputados e lideranças municipais, a população da região localizado na zona sul da Capital – que compreende os bairros Capão Raso, Fanny, Lindóia, Novo Mundo e Pinheirinho – também precisa de uma nova unidade de saúde ou a ampliação do atendimento. “Hoje, a demanda é grande e muitos relatam dificuldades para conseguir uma consulta ou os exames que são indicados”, informou. Na lista de reivindicações dos moradores está ainda a ampliação de vagas nas creches. Essa questão é fundamental para a balconista Mariluz Antônia Gonçalves. Mãe de duas crianças, de 1 e 2 anos, conta que só consegue trabalhar porque conta com o apoio de uma prima, “que toma conta das crianças”: “Mas, é uma situação provisória. Quero colocar os dois na creche”, afirma.

Mais conforto – Já a lotação dos ônibus está no rol das reclamações da maioria dos moradores que passam pelo terminal do Pinheirinho, o maior da cidade. “Sempre está cheio, sem lugar para sentar. Vamos e voltamos do trabalho sem condições de conforto”, reclamou a auxiliar de enfermagem Helen Maria de Assis, que trabalha numa clínica na região central da cidade. “Fazem mudanças, colocam novas linhas, mas os ônibus estão sempre cheios porque todo mundo usa o transporte nos mesmos horários”, acredita a costureira Margarita Inês Perotti. Aos 72 anos, ela mudou para o Pinheirinho há pouco mais de um ano, depois do falecimento do marido, para morar perto dos filhos. “Ainda estou me adaptando aos horários dos ônibus. O maior problema é no final do dia, quando não tem nem como entrar. Sempre está cheio, com muitos estudantes”, comentou.

A situação do asfalto e da falta de calçada para os pedestres são aspectos que precisam de atenção, afirma o auxiliar de mecânico Robson Sérgio Quintanilha. “Precisa ser melhorado o asfalto de várias ruas. Tem muito buraco e muito pó, e o mato, o lixo invadem muitos espaços onde deveriam ser feitas calçadas. É só sair um pouco daqui de perto do terminal para ver as dificuldades que os moradores enfrentam”, relatou. A opinião dele é compartilhada pelo assistente administrativo Fabiano Palmiro de Oliveira. “Minha mãe vive reclamando do mato que toma conta das laterais das ruas. Ela se preocupa muito com os riscos de acidentes porque temos que andar na rua, onde os carros não respeitam ninguém. A noite a situação é bem complicada porque a iluminação não ajuda”, desabafou.

Assembleia nos Bairros é trabalho conjunto


“Esta parceria entre Assembleia Legislativa, Governo do Estado e Prefeitura de Curitiba traz muitos benefícios para a população. É o poder público trabalhando em conjunto, somando esforços, pensando na comunidade. Nestes eventos oferecemos uma gama enorme de serviços gratuitos para o público. Também são discutidos melhorias e desafios para cada região. É o que a população espera de nós, gestores públicos”, afirmou o prefeito Eduardo Pimentel. Ele confirmou que participará dessa nova edição do “Assembleia nos Bairros”, que vai reunir deputados estaduais e lideranças comunitárias, momento em que os cidadãos podem levar demandas diretamente para as autoridades. A sessão especial está marcada para às 15 horas.

Sem título
Deputado Alexandre Curi (PSD), presidente da Alep, comanda a sessão especial que acontece no Pinheirinho. Crédito: Orlando Kissner/Alep


O deputado Alexandre Curi (PSD), presidente da Alep, destaca a importância do programa para a consolidação da cidadania: “Além de nos aproximarmos de todas as regiões do Paraná, com a Assembleia Itinerante, estamos na quarta edição do Assembleia nos Bairros, com o objetivo de ouvir quem mora aqui na Capital”. “Alguns bairros são maiores que boa parte das cidades do nosso estado, e por isso merecem atenção e dedicação especial de todos nós, parlamentares”, pontuou.

Tem até curso de redação para o Enem

“Nosso sonho é ver um estudante paranaense (ou vários) conquistando uma nota 1.000 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025”, afirma o professor Marlus Geronasso. Nesta quarta-feira (24), ele estará ministrando um curso com dicas de redação durante a programação do “Assembleia nos Bairros”, no Pinheirinho. A aula especial, intitulada “Argumente Bem, na Vida e no Enem”, é destinada a estudantes do ensino médio, e será realizada às 10h, na sede da Rua da Cidadania do Pinheirinho.

O professor Marlus é diretor do Instituto Educacional Eureka, que há mais de duas décadas promove ações para incentivar estudantes das escolas públicas. Ele conta que um dos seus principais objetivos é auxiliar os jovens na conquista das melhores notas na redação. E, lamenta que há muitos anos nenhum paranaense tenha obtido esse resultado. Durante o curso, ele vai apresentar técnicas de argumentação, estratégias de raciocínio lógico e recursos para se expressar com clareza e segurança.

Segundo Marlus, neste ano há grandes possibilidade da redação do Enem apresentar como temática questões relacionadas a infância – como o uso excessivo de telas, o bullying ou a adultização dos jovens. Ele aponta ainda o assunto meio ambiente como outro tema que pode ser tratado na prova. As provas do Enem estão marcadas para os dias 9 e 16 de novembro. A intenção do professor é percorrer um total de 216 escolas públicas ainda antes do certame, levando incentivo e dicas aos jovens. “Acreditamos na educação”, complementou.

Sem título
Professor Marlus vai ministrar uma aula de redação com dicas sobre o Enem 2025. Foto: Valdir Amaral/Alep

Fazenda Rio Grande – O curso de redação para o Enem 2025, desta quarta-feira (24), é promovido pela Escola do Legislativo da Alep. Uma nova edição será realizada na quinta-feira (25), durante a 30ª edição da Assembleia Itinerante, programa de interiorização da Assembleia Legislativa do Paraná, que acontece no município de Fazenda Rio Grande. Para mais informações sobre o curso é só acessar a página da Assembleia, clicando no link: https://www.assembleia.pr.leg.br/escoladolegislativo/palestras/argumentando-melhor-na-vida-e-no-enem


Atividades no Pinheirinho nesta quarta

Quem for hoje até a Rua da Cidadania terá a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre assuntos ligados com a justiça eleitoral, por exemplo. A programação de serviços começa às 13h e se estende até às 17h. Neste período, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) atenderá quem quiser fazer emissão ou regularização de título de eleitor. A Defensoria Pública, Procuradoria da Mulher, o Ministério Público e o Sine Móvel também estarão presentes. Acontecerá ainda a distribuição de mudas de árvores, microchipagem de cães e gatos e orientações sobre guarda responsável. Antes, no período da manhã, será ministrada uma aula especial direcionada para estudantes de colégios públicos, com conteúdo específico sobre a redação do Enem 2025 (Leia mais a seguir).


O programa “Assembleia nos Bairros”, que está acontecendo em Curitiba, já passou pelas Ruas da Cidadania Boqueirão, Fazendinha/Portão e Santa Felicidade e chega agora ao Pinheirinho. Todos os encontros têm um objetivo: aproximar o Poder Legislativo da população e ouvir as reivindicações dos moradores, além de oferecer acesso gratuito a diversos serviços públicos em um único local. A iniciativa será realizada nas dez regionais da Capital.


Programação:
Assembleia nos Bairros – Pinheirinho
Data: 24 de setembro de 2025 (quarta-feira)
Horários: 13h às 17h, oferta de serviços; antes, às 10h acontece uma aula de Redação para o Enem; e, às 15h, haverá uma sessão especial com os deputados.
Local: Rua da Cidadania do Pinheirinho
Avenida Winston Churchill, 2.033 – Capão Raso