A pedido do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes liberou as redes sociais do senador Alan Rick (UniĂ£o-AC). Pacheco havia enviado ofĂ­cio a Moraes pedindo a reconsideraĂ§Ă£o da medida cautelar que determinou o bloqueio das redes do senador por incentivo aos atos golpistas de 8 de janeiro em BrasĂ­lia.

Pacheco sustentou que Rick nĂ£o expressou adesĂ£o aos atos, somente manifestou preocupaĂ§Ă£o com a situaĂ§Ă£o de crianças e pessoas idosas detidas.

O ministro disse que, ao analisar a situaĂ§Ă£o do parlamentar, viu que houve a cessaĂ§Ă£o de divulgaĂ§Ă£o de conteĂºdos revestidos de ilicitude e tendentes a transgredir a integridade do processo eleitoral e a incentivar a realizaĂ§Ă£o de atos antidemocrĂ¡ticos”. Moraes manteve, no entanto, a exclusĂ£o de postagens consideradas irregulares.

O apelo de Pacheco foi visto por Moraes como demonstraĂ§Ă£o de “empenho com a defesa da Ordem DemocrĂ¡tica e do Estado de Direito”.