
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quinta-feira (19) manter a prisĂ£o preventiva de 386 acusados de participarem dos atos antidemocrĂ¡ticos de 8 de janeiro. O ministro tambĂ©m decidiu colocar 115 investigados em liberdade, mediante a adoĂ§Ă£o de medidas cautelares.
AtĂ© o momento, foi analisada a situaĂ§Ă£o de 1.075 presos. Desses, 740 tiveram a prisĂ£o em flagrante convertida em preventiva, por tempo indeterminado, e 335 foram soltos. No total, 1,4 mil pessoas foram presas em BrasĂlia apĂ³s os atos.
Os investigados que serĂ£o soltos deverĂ£o colocar tornozeleira eletrĂ´nica, estĂ£o proibidos de sair de suas cidades e de usar redes sociais. AlĂ©m disso, eles terĂ£o os passaportes cancelados e os documentos de posse de arma suspensos.
ApĂ³s as prisões realizadas em 8 de janeiro, Alexandre de Moraes delegou as audiĂªncias de custĂ³dia para juĂzes federais e do Tribunal de Justiça do DF. As informações sobre os presos sĂ£o centralizadas no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e remetidas ao ministro, a quem cabe decidir sobre a manutenĂ§Ă£o das prisões.