Muito além do desfile tradicional de 7 de Setembro, Curitiba terá no próximo domingo (7) pelo menos mais duas manifestações. Promovida pela Arquidiocese de Curitiba, acontece 31º Grito dos Excluídos e Excluídas, uma mobilização de fé, esperança e compromisso com os que vivem à margem da sociedade. Com o tema “Vida em primeiro lugar” e o lema “Cuidar da Casa Comum e da democracia é luta todo dia”, a iniciativa reafirma a missão da Igreja de promover a dignidade humana, a justiça social e o cuidado com a criação. Na Grande Curitiba, o evento acontecerá em três lugares. Grupos de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro também planejam uma manifestação para o domingo, na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, às 16 horas.
Leia mais
- Defesa tenta minimizar minuta do golpe, maior prova contra Bolsonaro
- Saiba mais sobre o Grito dos Excluídos
A Arquidiocese de Curitiba organizará o Grito em três locais. A partir das 8 horas, o evento acontecerá na Região do Mercado Municipal de Curitiba (Rua General Carneiro, entre a Visconde de Guarapuava e a Sete de Setembro), junto às pessoas em situação de rua. Às 10h30, será na Vila Pantanal (Rua Desembargador Oscar Carvalho e Silva, s/n – pracinha), em comunhão com a comunidade local. E às 14h30, haverá mobilização no Parque do Mate (BR-277, km 23 – Distrito de Rondinha, Campo Largo), com a presença dos povos originários. Após a mobilização, as paróquias e comunidades são convidadas a realizar os pós-gritos, refletindo sobre como cada grupo pode agir concretamente em favor dos mais necessitados. Segundo a Arquidiocese, o Grito dos Excluídos é um processo permanente de mobilização popular, social e ecumênico: “Um Momento de comprometimento eclesial e apartidário, inspirado na fé que se concretiza no amor ao próximo”
O Grito nasceu em 1995, a partir da 2ª. Semana Social Brasileira, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e foi inspirada no contexto da Campanha da Fraternidade, cujo Tema: “A Fraternidade e os Excluídos” e o Lema: “Eras tu, Senhor?”.
Apoiadores de Bolsonaro manifestação no no Centro Cívico
Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, que está sendo julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), marcaram pelas redes sociais uma manifestação na Praça Nossa Senhora de Salete, às 16 horas de domingo. Na pauta, a anistia de Bolsonaro e críticas ao atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao ministro Alexandre Moraes, do STF.
O Supremo retoma o julgamento da trama golpista na próxima terça-feira (9), com o voto de Alexandre de Moraes. Os outros ministros também podem apresentar seus posicionamentos. A sentença final, porém, só deve ser conhecida na sexta-feira (12).