MPPR 1
Divulgação/MPPR

A Justiça do Paraná vai ganhar seus novos procuradores na próxima sexta-feira (15 de agosto). Na ocasião, o Ministério Público do Paraná (MPPR) realizam a solenidade de posse no cargo de seis nomes. São eles: Washington Luiz Santos, Sérgio Luiz Cordoni, Luiz Francisco Barleta Marchioratto, Mônica Sakamori, Marcela Marinho Rodrigues e Cláudio Franco Felix.

A cerimônia ocorrerá às 17 horas, no auditório do Bloco II da sede do MPPR em Curitiba (Rua Marechal Hermes, 820). O evento terá transmissão ao vivo pelo YouTube.

Abaixo, você conhece mais um pouco sobre cada um dos novos procuradores de Justiça do MPPR.

Washington Luiz Santos 

ingressou no Ministério Público do Paraná em 1980, atuando como promotor substituto nas comarcas de Paranavaí e Terra Rica. Tornou-se promotor de Justiça de entrância inicial de Paraíso do Norte, em dezembro de 1980, e removido a Alto Paraná, em dezembro de 1983, Mandaguaçu, em 1986, e Formosa do Oeste, em 1988. No mesmo ano, em junho, chegou à entrância intermediária de Arapongas. Posteriormente, em setembro de 1991, foi promovido por antiguidade para a comarca de entrância final de Maringá. Lá permaneceu por 34 anos, até sua promoção por antiguidade ao cargo de 9º Procurador de Justiça do 5º Grupo Cível, em 7 de agosto de 2025.

Washington Luiz Santos

Sérgio Luiz Cordoni 

ingressou no Ministério Público do Paraná em 18 de dezembro de 1990, atuando como promotor de Justiça substituto nas comarcas de Cruzeiro do Oeste, São João do Ivaí, Foz do Iguaçu e São José dos Pinhais. Posteriormente, assumiu como titular nas comarcas de Mangueirinha, São Miguel do Iguaçu, Umuarama e, em Curitiba, nas 1ª e 2ª Promotorias de Justiça do Meio Ambiente, além de integrar o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente.

Sérgio Luiz Cordoni

Luiz Francisco Barleta Marchioratto 

tomou posse no MPPR como promotor substituto em 18 de dezembro de 1990, atuando inicialmente nas comarcas de Medianeira e Curitiba. Em 1991 assumiu como titular na comarca de Formosa do Oeste (entrância inicial). Foi promovido para Pitanga (entrância intermediária) em 1995 e, em setembro de 1998, para Foz do Iguaçu (entrância final), onde esteve à frente da 6ª Promotoria de Justiça Especializada até 2004. Entre 2004 e 2017, atuou na 5ª Promotoria de Justiça, nas 1ª e 2ª Varas Criminais da comarca. De 2017 a julho de 2024, esteve na 14ª Promotoria de Justiça, com atribuições no Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e na Vara de Crimes contra Crianças, Adolescentes e Idosos. Em sua última designação, de julho a agosto de 2025, trabalhou na 3ª Promotoria de Justiça, perante a 2ª Vara Criminal de Foz do Iguaçu.

Luiz Francisco Barleta Marchioratto

Mônica Sakamori 

iniciou a carreira no MPPR em 1995, atuando como promotora substituta em Londrina. No mesmo ano, foi promovida à entrância inicial, com passagens pelas comarcas de Realeza e Rebouças. Em 1997, alcançou a entrância intermediária, atuando em Goioerê, Cianorte, Guarapuava, Paranaguá e Castro. Em 2001, chegou à entrância final, passando por Foz do Iguaçu e Curitiba, onde, a partir de 2002, exerceu funções nas Promotorias de Investigações Criminais (atual Gaeco), da 1ª Vara da Fazenda Pública, da 2ª Vara da Infância e Juventude e de Proteção ao Meio Ambiente. Também integrou o Caop de Proteção ao Patrimônio Público, as Coordenadorias de Recursos Criminais e Cíveis e a Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, junto à Assessoria do Gabinete do Procurador-Geral. Foi examinadora do concurso para ingresso na carreira do MPPR em 2004 e membra colaboradora da Corregedoria Nacional do Ministério Público, em 2023. Em 2024, assumiu a Promotoria de Justiça de Proteção à Educação, em Curitiba, onde permaneceu até agosto de 2025, quando foi promovida por merecimento à 4ª procuradora de Justiça do 6º Grupo Criminal.

Mônica Sakamori

Marcela Marinho Rodrigues 

iniciou a carreira no Ministério Público do Paraná em 1995, assumindo inicialmente como promotora de Justiça substituta nas comarcas de Londrina e Cambé. Posteriormente, atuou como promotora titular em Congonhinhas, Porecatu, Paranaguá, Foz do Iguaçu e Curitiba, acumulando experiência em diferentes áreas e realidades do estado ao longo de quase 30 anos de dedicação ao MPPR.

Marcela Marinho Rodrigues

Cláudio Franco Felix 

ingressou no MPPR em 1996 como promotor substituto em Curitiba, Ponta Grossa, Campo Mourão, Cianorte, Mamborê e São José dos Pinhais. No ano seguinte, foi promovido à entrância inicial de Capitão Leônidas Marques e depois removido para Formosa do Oeste. Em 1998, na entrância intermediária, atuou em Loanda, Laranjeiras do Sul e Guarapuava. Em 2002, alcançou a entrância final em Cascavel, sendo removido no ano seguinte para Curitiba, onde propôs a criação da Promotoria de Inquéritos Policiais e representou o MP no Conselho da Polícia Civil. Entre 2004 e 2007, atuou na Promotoria de Investigações Criminais (PIC), atual Gaeco, e, em seguida, integrou por duas gestões a assessoria da Corregedoria-Geral. Em 2013, chefiou o Núcleo de Inteligência, acumulando a coordenação do Núcleo de Apoio Técnico Especializado. Presidiu a Associação Paranaense do Ministério Público nos biênios 2015/2017 e 2017/2019. Em 2019, integrou o Grupo de Atuação Especializada no Combate à Sonegação Fiscal e aos Ilícitos contra a Ordem Tributária (Gaesf) e em 2022 tornou-se titular da 4ª Promotoria de Proteção ao Patrimônio Público de Curitiba. Em 2024, assumiu funções de promotor adjunto nas Subprocuradorias-Gerais de Justiça para Assuntos Jurídicos e Administrativos.

Cláudio Franco Felix