image_large
Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

“Quero uma relação transparente com a Câmara Municipal de Curitiba [CMC], uma relação de respeito com a oposição e amistosa com a base [de apoio]. É compromisso nosso chamar os vereadores para debaterem os projetos estruturantes, além de levar os secretários e técnicos à Câmara para conversarem”, prometeu o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, nesta sexta-feira (3), ao receber os vereadores da nova Mesa Diretora da Câmara. “A relação transparente, republicana e independente vai continuar”, disse Pimentel.

Leia mais

Pelos próximos dois anos, a Câmara de Curitiba será dirigida pelo presidente Tico Kuzma (PSD), com Leonidas Dias (Pode) e Nori Seto (PP) nas vices-presidências, além de Bruno Rossi (Agir), Indiara Barbosa (Novo), Meri Martins (Republicanos) e Giorgia Prates – Mandata Preta (PT), respectivamente, na 1ª à 4ª secretarias da Mesa Diretora. “A Secretaria de Governo será o elo político com a Câmara. Teremos uma relação de independência, mas também de parceria”, reforçou Marcelo Fachinello, que se licenciou do cargo de vereador para assumir a Secretaria de Governo. A reunião, no Palácio 29 de Março, foi acompanhada pelo ex-vereador Sabino Picolo.


Tico Kuzma: Câmara estará ao lado da Prefeitura, com Pimentel apontando caminhos

De volta à presidência da CMC, o vereador Tico Kuzma (PSD) afirmou que o Legislativo tem “senso de responsabilidade” e que “a Câmara estará ao lado da Prefeitura, apontando caminhos, porque o objetivo final do Poder público é atender a população de Curitiba”. Todos os membros da Mesa falaram, pontuando suas expectativas no relacionamento com o Executivo e desejando uma boa gestão a Eduardo Pimentel. Kuzma e o prefeito concordaram na importância de um debate democrático “sem excessos”.

Respondendo ao convite feito por Kuzma, em nome da nova Mesa Diretora, Eduardo Pimentel confirmou que irá à sessão plenária de 3 de fevereiro, quando a Câmara de Curitiba retoma as atividades parlamentares. “Com certeza estaremos lá, para prestigiar o início dos trabalhos. Teremos um grande desafio ao conduzir a cidade nos próximos quatro anos. [Minha expectativa] é que a Câmara traga ideias e críticas construtivas, com os vereadores tendo liberdade para trabalhar, dentro do debate democrático”, concordou Pimentel.

Portas abertas

O secretário Marcelo Facchinello garantiu aos vereadores que a Secretaria de Governo está de portas abertas.

“Nós vamos ter uma relação de independência com a Câmara e ao mesmo tempo de parceria porque precisamos de muita atuação dos parlamentares para nos ajudar na tarefa de construir a cidade dia a dia. A porta está sempre aberta na Secretaria de Governo para todos, independentemente do posicionamento político de cada vereador, para que a gente possa realmente fazer essa construção democrática com o atendimento, com o envio de mensagens e discussão de leis para fazer os debates importantes para a cidade”, disse o secretário.

A vereadora Giorgia Prates comentou que atua na oposição, mas se pauta sempre pelo diálogo construtivo.

“O meu trabalho é feito na direção de apontar sugestões, fazer críticas construtivas com o objetivo de contribuir para a cidade. Há muitas questões importantes para a cidade, como o prefeito Eduardo Pimentel colocou, na questão da regularização fundiária, por exemplo. Eu tenho um trabalho de pesquisa sobre este tema e gostaria de contribuir”, adiantou a vereadora.

O prefeito Eduardo Pimentel reafirmou a prioridade que dará a esta questão: “A regularização fundiária é uma das pautas prioritárias da minha gestão. Por isso fiz questão de trazer esse tema no discurso de posse. A vereadora (Giorgia Prates) já pode tratar desse assunto com a Secretaria de Governo, que vai coordenar este trabalho junto com a Cohab”, garantiu Pimentel.

Participaram também da reunião o chefe de gabinete do prefeito, Ricardo Andreazza, o vereador Serginho do Posto e Sabino Picolo.


Prioridades para 2025 são Plano Diretor, transporte público e gestão do lixo

“É um ano importante, no qual queremos a participação da Câmara na discussão sobre a nova concessão do transporte público, das comissões temáticas da CMC no debate do Plano Diretor e dos vereadores na questão da gestão dos resíduos sólidos”, enumerou Marcelo Fachinello. Após a reunião da Mesa da CMC com o chefe do Executivo, o secretário de Governo recebeu Tico Kuzma para tratar da apresentação das estruturas da Prefeitura de Curitiba aos novos parlamentares. O diretor da pasta, Glauco Requião, participou da reunião entre Kuzma e Fachinello.

O presidente da Câmara apontou que, com a alta renovação do Legislativo, com 20 dos 38 vereadores em seu primeiro mandato, será necessária mais interação entre o Legislativo e o Executivo no início desta gestão do que foi nas vezes anteriores. Ouvindo o pedido de Tico Kuzma, o secretário de Governo disse que há o mesmo sentimento na administração, pois novos gestores foram trazidos à Prefeitura de Curitiba pelo prefeito Eduardo Pimentel. Fachinello sugeriu que, além dos atendimentos pontuais e das audiências públicas quadrimestrais, exigidas por lei, os Poderes tenham uma agenda de atividades para qualificar o relacionamento entre Legislativo e Executivo.