maria letícia
Vereadora Maria Letícia (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Vara de Delitos de Trânsito de Curitiba suspendeu por dois anos o processo criminal contra a vereadora Maria Letícia (PV), presa por embriaguez ao volante e desacato, depois de bater o carro que dirigia em um veículo estacionado. O caso foi registrado em novembro do ano passado.

Esse benefício, no entanto, não altera a ação que tramita na Câmara de Vereadores de Curitiba. Além disso, Maria Letícia precisa cumprir algumas condições apontadas pelo Ministério Público do Paraná (MPPR). A vereadora terá que prestar informações em juízo a cada 30 dias, não frequentar estabelecimentos noturnos depois das 21h (salvo para eventos de campanha eleitoral), não se ausentar de Curitiba sem autorização judicial e pagar multa de R$ 28 mil.

Uma outra condição, já cumprida, seria a de reparar o dano ao veículo. O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) esclarece que a vereadora Maria Letícia não poderá usar esse benefício novamente pelos próximos dois anos. Depois desse período, o processo poderá ser extinto. Em caso de descumprimento, a ação será instaurada novamente.

Câmara de Curitiba

A decisão da Vara de Delitos de Trânsito não altera o Processo Ético Disciplinar que tramita na Câmara de Vereadores de Curitiba. No dia 26 de novembro de 2023, a vereadora Maria Letícia se envolveu em uma confusão no trânsito após sair do show da cantora Ludmilla.

Segundo a Polícia Militar, ela apresentava sinais de embriaguez, hostilizou os policiais e, como forma de intimidação, teria ameaçado ligar para o secretário de Segurança Pública.