foto
Trecho da BR-163, no Paraná (Foto: Divulgação/ Dnit)

Um trecho de uma importante rodovia federal no interior do Paraná ganhou um novo nome. Trata-se da BR-163, entre os municípios de Cascavel e Capitão Leônidas Marques, que por força da Lei 15.084/25 agora se chama Pedro Gurgacz. O nome homenageia um ex-empresário e político do oeste paranaense e a legislação, por sua vez, foi sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e publicada na sexta-feira (3) no Diário Oficial da União.

A lei é oriunda do Projeto de Lei 4862/12, do ex-deputado Hermes Parcianello (PR), aprovado pela Câmara dos Deputados, com parecer do deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE), e pelo Senado, com o parecer do senador Jorge Seif (PL-SC). Em suas avaliações, os parlamentares consideraram Gurgacz como uma figura de destaque, tanto no município de Cascavel quanto no estado do Paraná, tendo importante papel na modernização da infraestrutura da cidade.

“Sua visão empreendedora e seu compromisso com o progresso de Cascavel são amplamente reconhecidos pela comunidade”, disse Seif, ressaltando ainda a importância da BR-163, que, ao ligar o sul ao norte do Brasil, facilita a exportação de grãos e outros produtos agrícolas.

Segundo o senador, Gurgacz teve um papel fundamental nas obras de duplicação da rodovia, aumentando a sua segurança para motoristas. Além disso, também ajudou na obtenção de recursos federais e estaduais para a melhoria das estradas na região, investimentos que aumentaram o turismo e permitiram maior mobilidade urbana, o que contribuiu para o crescimento de cidades paranaenses.

Pedro Gurgacz faleceu em 1986, aos 73 anos.