
Com a eleição de Eduardo Pimentel (PSD) no segundo turno com prefeito de Curitiba, acaba o pleito 2024. E quando Pimentel e os vereadores eleitos tomarão posse? Só no dia 1º de janeiro.
Para os vereadores, serão cinco datas principais, começando pela diplomação pela Justiça Eleitoral, no dia 19 de dezembro, quando o prefeito eleito também será diplomado. No dia 23 de dezembro, acontecerá a sessão preparatória para a posse do Legislativo e do Executivo. A cerimônia será no dia 1º de janeiro, no Palácio Rio Branco, quando os vereadores da 19ª assumirão seus mandatos e darão posse a quem sucederá Rafael Greca na Prefeitura de Curitiba. No dia seguinte, 2 de janeiro, os parlamentares elegerão a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Curitiba. A primeira sessão plenária será no dia 3 de fevereiro.
- Veja a lista de vereadores eleitos em Curitiba
- Eduardo Pimentel é eleito o novo prefeito de Curitiba
Posse em 2027 acontecerá em data diferente
A partir de 2027, a data de posse de chefes do Executivo será alterada, segundo a Emenda Constitucional n° 111/2021. Os próximos presidente e vice-presidente da República assumirão o cargo no dia 5 de janeiro, enquanto governadores e vice-governadores iniciarão o mandato no dia 6 de janeiro.
A data de posse para prefeitos e vice prefeitos permanece igual, 1º de janeiro. A dos deputados e senadores também continua a mesma, 1º de fevereiro.