Se eleições fossem hoje, PT poderia vencer no 1º turno com Lula ou Dilma

Pesquisa do Datafolha apontou vantagem dos petistas em todos os cenários sugeridos

Redação Bem Paraná com Folha

As eleições presidenciais ocorrem apenas em 2014. Mas a corrida presidencial já começou, e tem até favoritos: o PT, no poder desde 2003, teria dois candidatos com possibilidades de vencer no primeiro turno: Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva.

Pesquisa Datafolha feita na quinta-feira aponta que os petistas têm no momento mais intenções de voto do que todos os possíveis adversários somados. Dilma vai de 53% a 57%, conforme o cenário. Lula teria 56% se disputasse a Presidência.

O Datafolha ouviu 2.588 pessoas em 160 cidades no dia 13. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Se na pesquisa estimulada (quando o entrevistado escolhe um nome a partir de uma lista) Lula e Dilma aparecem praticamente empatados, o cenário muda no levantamento espontâneo, com Dilma tendo ampla vantagem sobre o ex-presidente.

Na pesquisa sem estímulo de nomes, Dilma recebe 26% das preferências. Lula aparece isolado em segundo lugar, com 12%, seguido por Aécio Neves (PSDB-MG), que tem 3%, e José Serra (PSDB-SP), com 2%. Marina Silva (sem partido) aparece com 1%. Outros 46% não responderam.

Quando o Datafolha pergunta sugerindo cenários, os percentuais de todos os possíveis candidatos aumentam. Quatro cenários foram sugeridos, e em todas os petistas vencem, com Marina Silva sempre em segundo lugar.

A principal novidade do estudo foi a presença de Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal, relator do julgamento do mensalão.

Confira a pesquisa completa AQUI