camara
Imagem ilustrativa (Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta segunda-feira (27), no plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), o secretário municipal Cristiano Hotz presta contas da situação financeira de Curitiba. Ele deve apresentar os dados do primeiro quadrimestre de 2024, mostrando como a economia da cidade está se comportando no último ano de Rafael Greca na Prefeitura de Curitiba. A audiência pública de prestação de contas da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Finanças será coordenada pela Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, presidida por Serginho do Posto (PSD).

O secretário Cristiano Hotz esteve na CMC há poucos dias, para a entrega do projeto da LDO 2025, em que previu orçamento recorde para a capital do Paraná. Em fevereiro, quando apresentou o balanço do ano passado, ele mostrou que Curitiba arrecadou 112% do previsto em 2023, ultrapassando em R$ 2,6 bilhões o previsto na Lei Orçamentária Anual. Os gastos cresceram proporcionalmente, explicou na ocasião, lembrando que, no ano passado, houve a retomada dos planos de carreira do funcionalismo público.

Na terça-feira (28), será a vez da secretária Municipal da Saúde, Beatriz Battistella, apresentar os indicadores da pasta aos vereadores da Câmara de Curitiba. Em fevereiro, quando prestou contas de 2023, ela alertou para a necessidade da população da cidade aderir ao combate contra o mosquito da dengue. “Se não tiver a participação do cidadão, nós vamos perder esta guerra”, reforçou. Ela lembrou que o mosquito Aedes aegypti também transmite a febre amarela, a zika, a chikungunya e a febre Oropouche. A audiência pública será coordenada pela Comissão de Saúde, presidida por João da 5 Irmãos (MDB).

Ambas as prestações de contas são exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal, que determina a quem dirige as pastas de Finanças e Saúde apresentarem os dados à cidade, quadrimestralmente, em audiências públicas no Legislativo. Os debates serão transmitidos ao vivo pelo canal da CMC no YouTube e a população também pode participar presencialmente, acompanhando as audiências públicas das galerias do Palácio Rio Branco. Em razão das atividades, na segunda e terça-feira, não haverá votação de projetos de lei, com o horário da sessão dedicado às prestações de contas do Executivo.

*Matéria revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba