24tarcisio
O governador Tarcisio de Freitas na festa do Peão de Barretos (foto: reprodução /X @tarcisiogf)

Reunidos no estádio de rodeios de Barretos (SP) pela primeira vez, três governadores da direita criticaram o PT e a esquerda em relação ao segmento. Os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), se reuniram na noite deste sábado (23) na cidade paulista, durante a Festa do Peão de Barretos.

Eles disseram que um deles vencerá a eleição presidencial do ano que vem. Fora do evento, também de forma inédita, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ganhou o apoio de Tarcísio.

Tarcísio afirmou que Bolsonaro é vítima de injustiça e levantou um pequeno boneco inflável com a imagem do ex-presidente, gesto que foi respondido pelo público com gritos e palmas.

“Uma pessoa que fez tudo por mim, me abriu portas e que está passando por uma grande injustiça. Mas, se a humilhação traz tristeza, o tempo vai trazer justiça, eu tenho certeza que a justiça chegará. A justiça chegará. Eu tenho certeza que esse Brasil vai se encontrar com seu futuro, com a sua vocação. A vocação do Brasil é ser grande. Ninguém vai segurar esse país, ninguém vai segurar o Brasil, a gente não vai permitir isso”, afirmou o governador.

Discursos

Caiado, o primeiro a discursar, criticou o PT e a esquerda, que segundo ele tentaram impedir a realização de vaquejadas e rodeios no país, e afirmou que “um de nós”, em relação aos governadores, vencerá a eleição presidencial de outubro do ano que vem e “ocupará o Palácio do Planalto”. “No segundo turno está todo mundo junto, unido, para devolvermos ao Brasil aos brasileiros de bem”, disse Caiado.

Já Zema afirmou que mais de 500 municípios mineiros realizam festas de peão e que apoia os eventos do gênero, além de afirmar que o agro tem sido o principal pilar econômico em Minas Gerais.

Entre 2022 e o ano passado, Bolsonaro foi presença constante na cidade paulista. Desta vez, ele cumpre prisão domiciliar. Havia expectativa que ele fosse representado pela ex-primeira dama Michelle Bolsonaro, mas a visita não se confirmou.

Zema afirmou que o peso de Bolsonaro no apoio a outros candidatos no próximo ano é grande e que ouviu do ex-presidente que o lançamento de mais nomes da direita fortalece o espectro político. Repetindo Caiado, disse que “quando chegar o segundo turno, todos [estarão] juntos”. Tarcísio, por sua vez, disse “ter certeza” que a direita tem excelentes nomes para o país.