Empossados na semana passada, sete novos deputados federais farão sua estreia como parlamentares na Câmara dos Deputados da atual legislatura nesta primeira semana de agosto.
A posse na semana que passou foi de forma virtual, após a perda do mandato de sete outros congressistas por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).
A Corte julgou em março regras para a distribuição das chamadas sobras eleitorais consideradas inconstitucionais.
As mudanças afetam especialmente a bancada do Amapá, que teve quatro dos seus oito deputados trocados. A substituição favoreceu especialmente o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), já que os quatro são aliados dele.
Farão suas primeiras aparições em Brasília como deputados empossados nesta legislatura:
– Professora Marcivânia (PCdoB-AP);
– Paulo Lemos (PSOL-AP);
– André Abdon (Progressistas-AP);
– Aline Gurgel (Republicanos-AP);
– Rodrigo Rollemberg (PSB-DF);
– Rafael Fera (Podemos-RO);
– Tiago Dimas (Podemos-TO).
E saíram:
– Gilvan Máximo (Republicanos-DF);
– Augusto Puppio (MDB-AP);
– Lebrão (União-RO);
– Lázaro Botelho (PP-TO);
– Professora Goreth (PDT-AP);
– Silvia Waiãpi (PL-AP);
– Sonize Barbosa (PL-AP).
Dos novos deputados, apenas Rafael Fera e Paulo Lemos nunca tinham exercido a função como deputado antes de 2023, início da atual legislatura. Rodrigo Rollemberg é o mais experiente deles – exerceu o primeiro mandato como parlamentar em 2007 e já foi governador do Distrito Federal.
“Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”, tiveram que dizer todos os empossados.
Saiba quem são todos os novos deputados empossados:
Rodrigo Rollemberg
Foi deputado federal entre 2007 e 2010, senador entre 2011 e 2014 e governador do Distrito Federal entre 2015 e 2019. Rollemberg retorna à Câmara depois de 15 anos.
Nas redes sociais, postou uma foto com a frase dita em juramento. “Esse juramento, que fiz com emoção e convicto de minhas responsabilidades, me guiará em todas as minhas decisões”, disse Rollemberg.
Tiago Dimas
Vai exercer pela segunda vez mandato como deputado federal. Esteve pela primeira vez a função entre 2019 e 2022. É filho do ex-deputado federal Ronaldo Dimas (PL).
“Entre curvas e retas, paisagens e lembranças, a gente vai entendendo o valor de cada passo dado. Brasília, estamos chegando. E o Tocantins vai chegar junto comigo”, escreveu Dimas nas redes sociais para celebrar a posse.
Rafael Fera
Chega a Brasília pela primeira vez. Entrou na política como vereador por Ariquemes (RO). Nas redes sociais, adota o perfil de “fiscal do povo”, popularizado pelo senador Cleitinho (Republicanos-MG), aliado político de Fera.
“Como deputado federal, serei o deputado federal que mais vai fiscalizar na história do Estado de Rondônia”, disse.
Professora Marcivânia
Foi empossada três vezes deputada federal. Retorna a Brasília depois de exercer o último mandato parlamentar na capital federal em 2022.
“Um misto de emoções, gratidão e algumas lágrimas de alegria. Hoje, a justiça foi feita, tomamos posse e o mandato do povo do Amapá retoma o lugar que sempre lhe pertenceu”, afirmou a parlamentar.
Paulo Lemos
Ex-deputado estadual pelo Amapá entre 2015 e 2022. É aliado do governador do Estado, Clécio Luís (Solidariedade), do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e do senador Randolfe Rodrigues (PT-AP).
“A partir de segunda estarei em Brasília, reforçando a luta pelos trabalhadores e pela nossa gente”, disse.
André Abdon
Foi deputado federal entre 2015 e 2022 e agora retorna à Câmara. É figura próxima de Alcolumbre.
“O Amapá conta novamente com a força e representatividade de André Abdon na Câmara dos Deputados. Compromisso, trabalho e dedicação por um estado mais forte e justo”, escreveu.
Aline Gurgel
Foi deputada federal entre 2019 e 2022. Antes, era secretária de Assistência Social do Estado do Amapá. É casada com o deputado estadual Hildegard Gurgel (União), irmão do deputado federal Vinícius Gurgel (PL-AP).
“Retorno à Câmara dos Deputados com um compromisso renovado com os vulneráveis, com as mulheres, com as crianças, com a erradicação da fome e da pobreza, e com a emancipação social e econômica do nosso povo”, disse.