Apesar dos protestos do senador e ex-governador Roberto Requião (PMDB), a bancada peemedebista na Assembleia apoiou, em peso, a proposta do governo Beto Richa de aumento nas taxas do Detran. O deputado Nereu Moura afirmou que apesar do desgaste da medida, os parlamentares do partido consideram a iniciativa correta, já que o governo estaria buscando alternativas para aumentar os investimentos em segurança. Moura reclamou apenas que a bancada não gostou da forma como a proposta foi apresentada, sem discussão prévia com os parlamentares. Mas afirmou que os deputados do partido não poderiam votar contra o governo neste momento para não parecerem oportunistas.  Segundo Nereu Moura, os peemedebistas pretendem agora reavaliar a aproximação com o governo.

Realidade
A Central Única dos Trabalhadores do Paraná (CUT/PR), divulgou nota criticando a aprovação do aumento das taxas do Detran. A entidade lembra que o órgão já é superavitário em mais de R$ 100 milhões ao ano. E que o percentual de aumento está fora da realidade da economia do País.

Gentalha
A representação contra a vereadora Renata Bueno, do PPS, por quebra de decoro parlamentar chegou ao Conselho de Ética da Câmara Municipal de Curitiba ontem). A pena pode chegar à cassação do mandato. Renata chamou os colegas de gentalha após ser criticada por tirar nova licença para viagem ao exterior.

Bitucas (I)
Fumantes podem ser punidos se jogarem bitucas de cigarro no chão das ruas, praças e parques da cidade. A proposta, de autoria da vereadora Noemia Rocha (PMDB), foi amplamente debatida e aprovada por unanimidade, em primeiro turno, ontem, na Câmara de Curitiba. A ideia é instalar lixeiras específicas, de baixo custo e resistentes, para o correto descarte em diversos pontos da cidade e, ainda, penalizar quem desrespeitar a norma. De acordo com a parlamentar, Curitiba tem 18,2% de fumantes, o que gera diariamente 1,5 tonelada de bitucas e que apenas 20 delas num manancial geram poluição equivalente a um litro de esgoto. O filtro de cigarro entope bueiros, polui parques, ficando aproximadamente cinco anos na natureza até ser decomposto, informou Noemia, na tribuna da Casa.

Bitucas (II)
Com relação à penalidade, a vereadora esclareceu que a punição deve ser a mesma aplicada para quem joga papel no chão. O procedimento para apurar as infrações e aplicar as respectivas sanções dar-se-á segundo o disposto na lei municipal 11.095/2004. As despesas com implantação e confecção das lixeiras ou recipientes exclusivos para o descarte poderão, segundo a parlamentar, decorrer de parcerias entre o poder público municipal e a iniciativa privada.

CPI do Porto
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que está investigando irregularidades nos portos de Paranaguá e Antonina ouve hoje o atual superintendente da APPA, Airton Vidal Maron. O depoimento acontece a partir da 9h30, na Sala das Comissões da Assembléia Legislativa.

Ficha Limpa
Entre os 19 projetos de lei que passaram pelo Plenário ontem, estava o de nº 541/11, que dispõe sobre a vedação para ocupar cargos ou funções em comissão no âmbito do Estado, e é mais conhecida como Projeto da Ficha Limpa. A matéria foi aprovada em terceira discussão, uma das etapas do processo legislativo. Essa proposição é de autoria dos deputados Ney Leprevost (PSD), André Bueno (PDT), Stephanes Júnior (PMDB), Marcelo Rangel (PPS) e Cesar Silvestri Filho (PPS).

Ficha limpa
A Assembleia aprovou ontem, em segunda discussão, projeto conhecido como ficha limpa, que proíbe a contratação de servidores para cargos de confiança no Estado, que tenham sido condenados pela Justiça em segunda instância por crimes contra a fé pública, contra a economia popular, tráfico de entorpecentes ou crimes contra a vida e a dignidade sexual, entre outros delitos. De acordo com a iniciativa, ficam proibidos de ocupar cargos de provimento em comissão no Estado, ou exercer funções de secretários, ordenadores de despesas, diretores de empresas estatais, sociedades de economia mista, fundações e autarquias os agentes políticos que perderem seus cargos eletivos por infringência a dispositivo da Constituição Federal, da Constituição Estadual ou da Lei Orgânica do Município, no período remanescente e nos quatro anos subsequentes ao término do mandato para o qual tenham sido eleitos.

Cadastro
Os deputados também aprovaram proposta que pretende combater e inibir o furto de fios e cabos de cobre em todo o Paraná. A proposta, do líder do PMDB, deputado Caíto Quintana, prevê a criação de um cadastro de compra e venda nos ferros-velhos em atividade no Estado. O grande número de furtos de cabos de energia e cabos telefônicos de cobre, no Paraná, tem causado enormes transtornos à população e às empresas, que tem que arcar com o custo de reinstalação imediata dos que foram furtados, justificou Quintana.

Relator do PPA
O deputado Cesar Silvestri Filho (PPS) será o relator do Plano Plurianual do Estado (PPA), função cedida pelo deputado Élio Rusch (DEM), que já é relator do Orçamento do Estado na Comissão de Orçamento do Legislativo. Cesar Filho terá a responsabilidade de analisar a distribuição de R$ 139,6 bilhões que serão divididos em 21 áreas estratégicas e em quatro programas de gestão e monitoramento do Estado, entre 2012 e 2015. Fico muito honrado de poder dar a minha contribuição ao Estado e ao Governo. É uma imensa responsabilidade, mas com muita dedicação e seriedade, e com a colaboração dos demais deputados, tenho certeza que faremos um grande trabalho, afirmou Cesar Filho, agradecendo ao deputado Elio Rusch pela confiança creditada.

Em alta
O Tribunal de Contas da União (TCU) pediu a paralisação de 26 obras do governo federal, a maior parte relacionada ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O presidente do tribunal, Benjamin Zimler, foi ontem ao Senado Federal entregar o relatório Fiscalizações de Obras Públicas (Fiscobras) do TCU.

Em baixa
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PR) rejeitou a prestação de contas da última campanha eleitoral apresentada pelo ex-prefeito de Londrina e ex-deputado estadual, Antonio Belinati (PP). O motivo seria falta de comprovação de gastos. Após a análise da publicação, a defesa do ex-prefeito de Londrina vai verificar a possibilidade de interpor recurso pelo TSE.