
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, afirmou hoje, após o fim da votação no Paraná, que ao contrário de outros estados, não houve operações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no segundo turno no Estado. “Não tivemos nenhuma notícia de operação da PRF no Estado”, alegou.
Um documento obtido pela reportagem do Bem Paraná revela, porém, que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou pelo menos 560 operações em todo o país neste domingo, sendo pelo menos 24 no Paraná.
Moura fez um balanço positivo do segundo turno. “Nesse segundo turno foram substituídas 201 urnas. Do primeiro para o segundo turno tivemos uma redução de 20% no número de urnas substituídas”, explicou.
Segundo o magistrado, a votação já foi concluída no Estado, sem registro de filas no final. “Tivemos dificuldades para a transmissão dos dados por conta de problemas com a energia, temporais no Norte do Estado. Tivemos sucesso. Todas foram bem utilizados. Só dois locais – São João da Serra e Grandes Rios a transmissão será feita em outros locais”, afirmou.
“Tivemos os testes de autenticidade e integridade, uma vitória de 100%. Todos os testes realizados com sucesso. Demosntrando que as urnas eletrônicas vieram para ficar”, defendeu, apontando ainda 14 ocorrências policiais.
O horário de votação do segundo turno das eleições encerrou-se às 17 horas deste domingo, em que 8.475.632 eleitoras e eleitores eram esperados no Paraná para escolher nas urnas o presidente da República. A apuração da votação começou logo a seguir.
“Nós tivemos como missão preparar e organizar essas eleições para que o eleitor pudesse se dirigir às seções eleitorais com total tranquilidade e foi isso que aconteceu”, destacou o presidente do tribunal.
Não foram registradas filas nos locais de votação, mas algumas cidades ficaram sem energia elétrica. Os municípios de São Jerônimo da Serra e Grandes Rios terão que fazer a totalização de cidades vizinhas por conta da falta de energia.
O desembargador Moura afirmou que baterias extras foram encaminhadas às zonas eleitorais. “Durante essa madrugada nós tivemos alguns problemas em razão das chuvas, principalmente no norte do Paraná. Realizamos a transposição das baterias para as cidades atingidas para que tudo transcorresse normalmente”, reforçou.