ufpr
Tico Kuzma convidou o reitor da UFPR, Marcos Sunye, para participar de Tribuna Livre na CMC (Foto: Carlos Costa/CMC)

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) quer construir uma nova ala infantil no Hospital de Clínicas e também transformar um prédio subaproveitado no Centro de Curitiba em 400 moradias estudantis. Os projetos foram apresentados pelo novo reitor da UFPR, Marcos Sunye, à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), na última sexta-feira (21 de março).

O encontro, informou o Poder Legislativo, teve justamente o intuito de permitir aos parlamentares conhecer os projetos da instituição, além de tratar de novas parcerias do Legislativo com a UFPR.

“Já temos convênio com a UFPR e queremos ver como reforçar e ampliar as parcerias”, disse Tico Kuzma (PSD), presidente da CMC, no encontro, acompanhado de Nori Seto (PP), Bruno Rossi (Agir) e Giorgia Prates – Mandata Preta (PT). Mário Messagi, chefe de gabinete da Reitoria da UFPR, e Alex Gruba, da Escola do Legislativo, participaram da reunião.

Eleito com 61,98% dos votos válidos na consulta à comunidade acadêmica da UFPR Marcos Sunye apresentou aos vereadores as propostas que levantou durante a campanha, com destaque para o combate à evasão escolar. Ele falou da articulação, com a União, para transformar um prédio subaproveitado no Centro em 400 moradias estudantis, para melhorar as condições de permanência. “Essa proposta foi bem recebida pelo prefeito Eduardo Pimentel, por contribuir com o Plano de Desenvolvimento do Centro de Curitiba”, adiantou o reitor.

A proposta de construção de uma nova ala infantil no Hospital de Clínicas da UFPR, para ampliar o atendimento em pediatria no SUS de Curitiba, também foi apresentada aos vereadores por Sunye. Na reunião, Tico Kuzma se comprometeu a levar o tema ao debate do Plano Diretor, uma vez que um dos planos da universidade para viabilizar a obra é trabalhar com potencial construtivo. Mário Messagi citou as tratativas avançadas para retomar a construção do novo Museu de História Natural de Curitiba, aventada na gestão anterior do Executivo. “Fica o convite para a UFPR vir à Câmara, apresentar esses projetos em plenário, durante uma Tribuna Livre”, disse o presidente da CMC.