
O vereador de Paranaguá Edilson Caetano (Republicanos) foi preso pela guarda municipal na manhã desta sexta-feira (31). Ele tinha acabado de entrar em uma garagem de ônibus para fiscalizar os veículos utilizados pela Prefeitura do município para transporte escolar.
“Entrei na garagem na função de vereador, com a prerrogativa que nós temos de fiscalizar. Fui impedido e me disseram que não era para eu estar ali. Me disseram que não era meu espaço para trabalhar, mas que eu deveria ir apenas na Câmara Municipal”, contou o vereador em entrevista ao Bem Paraná.
Edilson disse que estava fazendo fotos e vídeos dos pneus do ônibus escolares, que segundo ele, não estavam bem conservados.
Após ficar detido por algumas horas, o vereador foi liberado após a chegada do seu advogado na delegacia.
Em nota, o Republicanos – partido de Edilson Caetano – repudiou o ato contra o vereador já que o parlamentar estava fazendo função de fiscalização.
O comunicado diz: “qualquer ato que impeça o exercício dessas funções é ato atentatório contra a democracia tão batalhada pelo povo, além de constituir um retrocesso que remete aos tempos ditatoriais”.
O outro lado
O Bem Paraná tenta contato com a Prefeitura e com a Guarda Municipal de Paranaguá para ter mais detalhes do que aconteceu. Até o momento, não houve retorno. O espaço segue aberto.
Denúncia de transporte escolar irregular
O vereador alega que foi até a delegacia no início do dia nesta sexta-feira para pegar um boletim de ocorrência feito dois dias antes. Isto porque Edilson recebeu uma denúncia nesta semana sobre ônibus escolares do município que estariam sem condições de rodagem.
De acordo com o Boletim de Ocorrências, o vereador constatou que o pneu dianteiro do ônibus estava liso. Segundo o documento, cinco crianças estavam sendo transportadas no veículo.
O motorista, inclusive, tinha um curso de reciclagem pendente. Com isso, ele estava com a carteira de habilitação suspensa.