lemiel rodrigues. jpg
Vereador do PDT de Maringá, Lemuel Rodrigues, foi vítima de ataque homofóbico. (Reprodução Instagram)

O vereador de Maringá Lemuel Rodrigues (PDT) foi vítima de ataque homofóbico nesta última segunda., 8. O agressor, um vizinho da sede ONG de Proteção dos Animais, que ele dirige, foi preso em flagrante.

O vereador relatou que o vizinho, durante uma discussão sobre o cuidado com a piscina foi chamado de ‘bicha’ na presença inclusive da Guarda Municipal de Maringá. O desentendimento, segundo Rodrigues, começou com uma foto retirada pelo vizinho, que não teve a identidade revelada, da piscina da ONG.

O vizinho teria acusado Rodrigues de não cuidar da limpeza da piscina. Em entrevista a uma rádio de Maringá, o vereador disse que chamou a Guarda Municipal e, no momento, que ele explicava que a sujeira apontada pelo vizinho eram apenas folhas e que ele usava cloro diariamente.

O vizinho teria começado a fazer caretas. Rodrigues narrou ter tido a ele não ter medo de caretas. A resposta do vizinho foi “e eu não tenho medo de bicha”, disse. Rodrigues pediu para que a equipe da Guarda Municipal prendesse o vizinho, que foi conduzido à Delegacia, onde deverá passar por uma audiência de custódia.

Nota do PDT de apoio ao vereador Rodrigues

O Partido Democrático Trabalhista do Paraná (PDT-PR), em nota emitida nesta terça,9, manifestou irrestrita solidariedade ao vereador Lemuel Rodrigues (PDT). Ainda em nota, o partido ressaltou que “a homofobia é crime e não pode ser normalizada nem tolerada. Ataques dessa natureza não atingem apenas a vítima direta, mas afrontam os valores democráticos e o direito de todos viverem com respeito e dignidade.”

Leia a nota na íntegra

O Partido Democrático Trabalhista do Paraná (PDT-PR) manifesta sua irrestrita solidariedade ao vereador Lemuel Rodrigues (PDT), de Maringá, que foi vítima de um ataque homofóbico nesta segunda-feira, 8 de setembro de 2025. O agressor foi preso em flagrante, conforme noticiado pela imprensa local.

A homofobia é crime e não pode ser normalizada nem tolerada. Ataques dessa natureza não atingem apenas a vítima direta, mas afrontam os valores democráticos e o direito de todos viverem com respeito e dignidade.

O PDT reafirma que toda pessoa deve ser respeitada em sua condição humana e cidadã, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero. Seguiremos firmes na defesa dos direitos humanos, da igualdade e da pluralidade.

Estamos ao lado do vereador Lemuel Rodrigues (PDT) e reiteramos nosso compromisso de lutar contra toda forma de discriminação, construindo uma sociedade mais justa, inclusiva e democrática.

Curitiba, 9 de setembro de 2025.

Diretório Estadual do PDT Paraná