Edna Souza, a Miss Preta, vereadora de Pinhais, registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil sobre um caso de racismo. “Estive na delegacia e registrei o boletim de ocorrência sobre o caso de racismo que sofri ontem, aqui nas minhas redes sociais. Não vão me calar! Seguirei na luta pela população de Pinhais e também na busca por justiça, para que os criminosos sejam responsabilizados”, escreveu ela, que é a vereadora mais votada da história do município, com 1.604 votos.
No relato, Miss Preta contou que uma mulher enviou mensagem no Instagram chamando de “macaca preta”, além de enviar emojis de banana.
A vereadora acredita que o perfil possa ser falso, mas mesmo assim exige uma punição. “Atrás de um perfil fake existe uma pessoa e ela precisa ser penalizada”, declarou, em vídeo no Instagram.
Relato
Miss Preta publicou texto no Instagram contando o caso:
“Hoje, ao abrir minha caixa de mensagens no instagram, fui confrontada com um ataque CRUEL e RACISTA. UM CRIME! A mensagem recebida contém palavras que buscam me desumanizar, me reduzir a estereótipos preconceituosos e violentos.
Eu que me dedico diariamente ao trabalho árduo de representar e trabalhar pela população de Pinhais, me vi sendo alvo da violência política e do racismo. Uma violência que não é só contra mim, mas contra todas as mulheres negras, contra todas as pessoas que buscam um espaço legítimo de voz e poder.
Junto com minha equipe jurídica, já estamos tomando as providências necessárias, formalizando uma denúncia e iniciando a investigação criminal com o intuito de responsabilizar os agressores pelos crimes que cometeram.
Esses querem me calar, querem fazer com que eu desista de representar a minha gente, querem que eu me silencie diante tanto ódio e intolerância. EU NÃO VOU ME CALAR! EU NÃO VOU DESISTIR! Sigo na missão de trabalhar por Pinhais e por todas as pessoas que acreditaram e acreditam no meu trabalho”