
As escolas municipais de Curitiba podem criar e oferecer em breve o “Programa Patriora Mirim”, que tem o objetivo de “promover a educação cívica, o amor à pátria e a valorização dos símbolos nacionais”. Pelo menos é isso o que pretende a vereadora Tathiana Guzella (União), que apresentou recentemente à Câmara Municipal de Curitiba (CMC) um projeto de lei com tal teor.
De acordo com a iniciativa, o Programa teria como diretrizes o estímulo ao respeito e ao conhecimento dos símbolos nacionais, estaduais e municipais; a promoção de palestras e atividades sobre civismo, patriotismo e valores cívicos e éticos. Outros norteadores seriam: o incentivo à participação de alunos em solenidades cívicas, desfiles e eventos patrióticos; e o desenvolvimento de ações voltadas para a formação de caráter, ética e disciplina dos estudantes (005.00494.2025).
O programa também poderá incluir a adoção de movimentos cívicos semanais nas escolas, a criação de grupos escolares do programa, premiações e reconhecimento a alunos que se destacarem em ações cívicas. Também estão previstas a realização de parcerias com instituições públicas e privadas para o desenvolvimento das atividades e projetos.
Ainda de acordo com a vereadora, 22 escolas de Curitiba já possuem parceria com a entidade Liga da Defesa Nacional e realizam o Programa Patriota Mirim de forma voluntária. “Portanto, este projeto visa regulamentar essa iniciativa já existente e expandir sua implementação para todas as instituições da rede municipal, garantindo que os alunos tenham acesso a conteúdos e experiências que reforcem seu compromisso com o Brasil”, conclui.
O projeto de lei foi protocolado no dia 30 de junho e aguarda a instrução da Procuradoria Jurídica (Projuris). Confira na imagem abaixo como é o trâmite de um projeto de lei na Câmara Municipal de Curitiba.