DMR_2 (1)
(Divulgação)

Dia 13 de julho é dia do rock e Curitiba, como cidade do rock, está com uma programação especial. Já estão confirmados um festival de rock, uma feira de vinil, show com ídolos da Jovem Guarda e debate sobre livro, mas a agenda deve aumentar.

Curitiba agora é desde janeiro de 2025, oficialmente, a “Cidade mais Rock and Roll do Brasil”. É que entrou em vigor uma lei aprovada em dezembro de 2024 pela Câmara de Vereadores da capital paranaense que confere tal título ao município, além de uma outra iniciativa que inclui o Dia do Rock no calendário oficial de eventos da cidade.

O motivo do Dia do Rock

O Dia Mundial do Rock, celebrado a 13 de julho, é uma data escolhida em homenagem ao festival Live Aid, que aconteceu nesse dia em 1985, com o objetivo de arrecadar fundos para o combate à fome na Etiópia. O evento contou com shows simultâneos em Londres e na Filadélfia, com a participação de grandes nomes do rock como Queen, Led Zeppelin, e U2. Apesar do nome “Mundial”, a data é mais popular e celebrada no Brasil.

Leia mais

Veja a quatro programações já confirmadas para o Dia do Rock em Curitiba:

Feira de vinil no Dia do Rock

Em comemoração ao Dia do Rock, o Shopping Crystal, em Curitiba, será palco de mais uma edição da tradicional Feira de Vinil. O evento, marcado para 12 e 13 de julho, vai reunir expositores do Paraná e de Santa Catarina. Com entrada gratuita e realizada no Piso L2, em frente à loja Vivara, a feira vai trazer um grande acervo de LPs e CDs — novos e usados, nacionais e importados, oferecendo uma verdadeira imersão no universo analógico. Além da venda e troca de discos, o público poderá curtir discotecagem 100% em vinil durante todo o evento, valorizando a sonoridade única que só os long plays conseguem proporcionar.

Festival Crossroads

O Festival Crossroads 2025, em celebração ao Dia Mundial do Rock, será realizado no dia 12 de julho, na Rodovia Curitiba-Ponta Grossa (nº 4303), das 10h às 22h. O evento é idealizado e executado pelo Bar Crossroads em parceria com a Planeta Brasil Entretenimento. edição de 2025 será realizada em um novo espaço ao ar livre, na Rodovia Curitiba–Ponta Grossa (nº 4303), das 10h às 22h. Além de Baia, o festival reúne nomes como Black Pantera, Selvagens à Procura da Lei, Sugar Kane, Machete Bomb, Meu Funeral, Swave, The Mönic, Notívagos, Sick Sick Sinners e Macumbazilla. Tributos a clássicos do rock também fazem parte da programação, que transita entre punk, grunge, folk e rap-rock.Para mais informações, acesse o site

Bate-papo sobre livro com jornalista e ex-baixista do Legião Urbana


“Música Urbana: O Início de uma Legião” é um livro do jornalista André Molina que conta a história da Legião Urbana através da perspectiva de Kadu Lambach, também conhecido como Eduardo Paraná, o primeiro guitarrista da banda. O livro explora os primórdios da banda, desde a época em que Renato Russo tocava na banda punk Aborto Elétrico até a formação inicial da Legião Urbana, abordando a relação entre os membros e a construção da identidade do grupo. No dia 11 de julho, às 18h30, véspera do Dia Mundial do Rock, às 18h30, o autor André Molina e o primeiro guitarrista da Legião Urbana, Kadu Lambach, estarão na Livraria Telaranha, na Rua Ébano Pereira, 269, Centro, para fazer um bate papo e uma sessão de autógrafos para divulgar a obra. Na ocasião, Lambach também tocará algumas canções importantes do período embrionária da Legião e do rock de Brasília.
Livraria Telaranha – Rua Ébano Pereira, 269

Noite da Jovem Guarda

No próximo 13 de julho, dia em que o mundo celebra o Dia Mundial do Rock, Curitiba receberá a “Noite de Jovem Guarda”, no Teatro Guaíra, com duas das bandas mais icônicas do gênero: The Fevers e The Originals (com Paulo César Barros – ex-Renato & Seus Blue Caps). O evento promete uma viagem no tempo, para reviver os sucessos da era de ouro da música brasileira, com hits que embalaram as décadas de  60, 70 e 80. Ingressos à venda aqui.