
O Banco de Leite Humano (BLH) de São José dos Pinhais já beneficiou mais de 500 recém-nascidos internados na UTI neonatal desde sua inauguração em 2017. O serviço funciona no Hospital e Maternidade Municipal e tem um papel vital: coletar, pasteurizar e distribuir leite materno para bebês que não podem ser amamentados pelas próprias mães.
Somente nos primeiros seis meses de 2025, foram arrecadados 190 litros de leite materno, destinados a 30 bebês prematuros. Em todo o ano de 2024, o número chegou a 300 litros, beneficiando 100 recém-nascidos.
Além de alimentar os pequenos, o banco contribui para a recuperação mais rápida, reduzindo o tempo de internação, os custos com fórmulas e os riscos de desnutrição. A ação é parte da estratégia do município para incentivar o aleitamento materno e garantir mais saúde desde os primeiros dias de vida.
Mães que estão amamentando e têm leite excedente podem se tornar doadoras e fazer parte dessa corrente de amor que salva vidas.
Quem pode doar?
Mães saudáveis, com leite excedente ou que estejam retirando o leite por outros motivos, podem se tornar doadoras. Para isso, é necessário:
- Ter exames pré ou pós-natais compatíveis (hemograma, VDRL, anti-HIV, etc.);
- Não fazer uso de medicamentos incompatíveis com a amamentação;
- Estar livre de álcool e drogas ilícitas.
Como funciona a coleta?
A equipe do Banco de Leite Humano realiza semanalmente a entrega e a coleta dos frascos nas residências das doadoras. Após a coleta, o leite é pasteurizado, testado e distribuído com segurança aos bebês.
Quer ser uma doadora?
As mamães que tiverem interesse em doar devem entrar em contato pelo telefone (41) 3283-5522 – ramal 280, por mensagem via WhatsApp para o número (41) 98802-8191 ou pelo e-mail [email protected].
O Banco de Leite Humano funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e está localizado na Rua Coronel Luiz Victorino Ordine, n.º 1.747, nas dependências do HMMSJP.