
A Prefeitura Municipal de Pinhais, cidade da Grande Curitiba, inaugurou nessa segunda-feira (31) dois empreendimentos no Horto Municipal: o Centro de Educação Ambiental e uma Usina de Painéis Fotovoltaicos, abastecidos com energia solar. As estruturas estão abertas à visitação de toda comunidade e vão contribuir para a conscientização ambiental e combate às mudanças climáticas. A entrega para a comunidade é mais uma das ações comemorativas do aniversário de Pinhais.
Os atrativos que fazem parte do centro são relógio do corpo humano, jardim sensorial, labirinto verde, meliponário das abelhas sem ferrão, centro de convivência e um jardim em formato de araucária, que explica os diferentes biomas brasileiros e continentais. Também há um espaço pet, para ações a respeito do bem-estar animal, e um jardim de frutíferas. O investimento na estrutura foi aproximadamente de R$ 364 mil.
A Usina de Geração Fotovoltaica, executada por cerca de R$ 242,1 mil, tem 500 metros quadrados de área e 154 painéis solares, com capacidade de produzir 12 mil kWh/mês, equivalente ao consumo de 79 residências. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), responsável pelo Horto Municipal e pelas novas estruturas, pretende utilizar a energia gerada para uso próprio. A usina é uma fonte renovável de energia, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa, que são um dos maiores poluidores e causadores de danos ao planeta.
O Horto Municipal, com 70 mil metros quadrados de área, foi aberto em 2010, inicialmente como depósito de galeria verde. Aos poucos foram construídos o barracão e as estufas, onde há produção de flores, arbustos e árvores para paisagismo da cidade.
Visitação
O Centro de Educação Ambiental e a Usina Fotovoltaica estão abertos à visitação geral, mediante agendamento e disponibilidade de horário.
Contato: (41) 99284-1833
Com informações da Prefeitura de Pinhais