
A Prefeitura de São José dos Pinhais informou que estuda a adesão ao Consórcio Metropolitano de Serviços do Paraná (COMESP-PR) para a gestão do Serviço Móvel de Urgência e Emergência (SAMU) no município. Caso a medida seja formalizada, a cidade deve reduzir custos e otimizar o serviço, garantindo mais eficiência no atendimento à população.
A estimativa é de que a adesão ao consórcio gere uma economia de R$ 6 milhões/ano aos cofres municipais, permitindo que esses recursos sejam investidos em outras áreas da saúde. Segundo a Prefeitura, mesmo mantendo a atual frota do SAMU, com duas ambulâncias de suporte avançado (tipo alfa) e quatro de suporte básico (tipo bravo), a expectativa é de que a gestão otimizada reduza o tempo de espera e amplie a capacidade de atendimento.
O executivo informou ainda que nenhum dos 107 servidores será desligado com a mudança. Caso a terceirização seja efetivada, os profissionais do SAMU serão realocados para reforçar o atendimento nas UPAs Afonso Pena e Rui Barbosa e no Hospital São José, fortalecendo ainda mais a rede municipal de saúde. O contrato também permite a ampliação dos serviços, caso haja necessidade, assegurando um atendimento ainda mais completo do SAMU na cidade.
Atualmente, apenas São José dos Pinhais, Curitiba, Campo Largo, Tijucas do Sul e Agudos do Sul ainda não utilizam a gestão do consórcio para serviço, enquanto os demais municípios da Região Metropolitana já aderiram ao modelo de gestão que vem proporcionando excelentes resultados e economia aos cofres públicos.
Com informações da Prefeitura de São José dos Pinhais