linha italia sjp
Linha 1003 – Jardim Itália (Divulgação/PMSJP)

Moradores dos bairros Jardim São Marcos, Jardim Carmem, Jardim Aquarius e Jardim Netuno, em São José dos Pinhais, devem se preparar para mudanças nas linhas de ônibus a partir da segunda-feira (14). As alterações foram anunciadas pela Secretaria de Urbanismo, Transportes e Trânsito (Semutt) e têm como objetivo melhorar o atendimento aos passageiros, encurtar o tempo de viagem e tornar os trajetos mais eficientes.

Confira as novas alterações:

Linha 1012 – Jardim Carmem

A linha 1012 – Jardim Carmem passará a operar com atendimento exclusivo ao bairro. Os usuários não precisarão mais realizar o chamado deslocamento negativo, ou seja, passar por bairros como São Marcos e Jardim Aquarius antes de seguir ao Terminal Central de São José dos Pinhais, o que aumentava o tempo de viagem.

Linha 1051 – São Marcos

Já a linha 1051 – São Marcos não passará pelo bairro Jardim Carmem, aumentando a oferta de assentos para os usuários do próprio bairro São Marcos e reduzindo o tempo de viagem até o centro da cidade.

Linha 1051A – Aquárius

O Jardim Aquárius, por sua vez, passará a contar com atendimento exclusivo por meio da extensão 1051A – Aquárius, que atenderá também o bairro São Marcos.

Linha 1012A – Jardim Carmem / São Marcos / Jardim Aquárius

Nos dias úteis, após às 20h, as linhas serão unificadas para garantir cobertura total. Nesse período, a linha 1012 – Jardim Carmem / São Marcos / Aquárius atenderá os três bairros, além do Jardim Netuno.

Readequações nos trajetos diretos

Com a reestruturação, o atendimento direto entre os bairros e o Terminal Central será mantido de forma mais eficiente por meio das novas rotas das linhas 1012 – Jardim Carmem e 1051 – São Marcos, que passam a operar com trajetos otimizados. A linha 1013 – São Marcos (Direto) deixa de operar, mas o serviço de ligação rápida será mantido e ampliado com as duas novas linhas diretas.

Mais viagens e menos tempo de espera

Segundo a Semutt, as alterações foram construídas a partir de pedidos da comunidade e serão monitoradas por fiscais e monitores do Departamento de Transportes para garantir a adaptação adequada e corrigir eventuais ajustes necessários.

A linha 1051 – São Marcos contará com 43 viagens por dia, operando com 4 veículos, e a linha 1012 – Jardim Carmem terá 30 viagens por dia, operando com 3 veículos. A expectativa é que as mudanças beneficiem cerca de 58 mil usuários por mês, garantindo deslocamentos mais rápidos tanto no sentido bairro/centro quanto centro/bairro.