Mandirituba implanta projeto de robótica na educação infantil

Voltado para crianças da educação infantil, o projeto utiliza o método STEAM Park

Editada por Isabelle Sales
g_103_0_1_01082025171144

(Foto: PMM/Divulgação)

Foi dado início do projeto piloto de iniciação à robótica nos CMEIs Primeiro Passos e Professora Denize Elisabete Quirino, em Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba. Voltado para crianças da educação infantil, o projeto utiliza o método STEAM Park, baseado em Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, com materiais da LEGO Education.

O objetivo é desenvolver desde cedo o raciocínio lógico, a criatividade, o trabalho em equipe e o aprendizado matemático de forma lúdica e interativa. A proposta também ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, inteligência emocional e senso de colaboração.

Os projetos de robótica

Durante a aula inaugural, alunos do SESI apresentaram projetos em andamento, encantando os pequenos com exemplos práticos do que é possível aprender com a robótica. A iniciativa deve ser expandida para turmas do 5º ano em período integral a partir de 2026.

Utilizando kits interativos, os alunos constroem e programam mecanismos simples, como polias e engrenagens, de forma lúdica e prática. Essa abordagem prepara as crianças, desde cedo, para os desafios do mundo digital e tecnológico.