Megafábrica da Electrolux é inaugurada em São José dos Pinhais: “grande marco para a cidade”
Investimento de R$ 700 milhões é o maior já feito pela empresa em mais de um século de presença no Brasil. Fábrica já está em operação e pelo menos 2 mil empregos serão gerados
Rodrigo Silva
| 22/08/2025 às 17:03
Inauguração da primeira fase da fábrica contou com presença de autoridades. Foto: Rodrigo Silva / Bem Paraná
Com R$ 700 milhões investidos em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, a Electrolux anunciou nesta sexta-feira (22), a inauguração da sua megafábrica na cidade. Esse que foi o maior investimento já feito pela empresa no Brasil em mais de um século de atuação. Nesta primeira fase, a expectativa é que 400 vagas diretas sejam abertas na, quantia que deve quintuplicar até o fim da obra.
“Quando você dá emprego, gera economia local e a cadeia produtiva aumenta. Com a vinda dos fornecedores, essa inauguração representa um grande marco para nossa cidade. Esperamos que daqui sete ou oito anos, a Electrolux seja nossa segunda maior arrecadação”, diz a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer (PSD).
A prefeita destaca que São José dos Pinhais já teve grandes benefícios com a vinda das indústrias automotivas. “Tenho certeza que hoje é um dia muito especial e que representa grandes avanços para nossa cidade.A inauguração é um momento que nos faz pensar que tudo valeu à pena!”.
Preocupação com o meio ambiente
Para o governador Ratinho Jr (PSD), o investimento da Electrolux é reflexo também do bom momento vivido pelo Paraná, que na visão dele, traz segurança ao empresário.
“Nós somos o maior gerador de empregos para o setor privado através da Agência do Trabalhador e, isso é fruto, obviamente, do investimento privado de grandes grupos como a Eletrolux, que está aqui anunciando a sua maior planta da América Latina. Uma fábrica com um olhar de preocupação com o meio ambiente”.
A quinta planta da Electrolux no país nasce com o compromisso de ser 100% sustentável e conectada aos pilares de inovação e desenvolvimento local. “Será emprego na veia!”, completa Ratinho.
Posição estratégica
Fábrica em São José dos Pinhais é maior investimento já feito pela Electrolux no Brasil. Foto: Daniel A A Ernst
Em entrevista ao Bem Paraná, o CEO do Electrolux Group da América Latina, Leandro Jasiocha, enfatiza a importância da localização para a fábrica. Afinal, São José dos Pinhais fica próxima de portos e centros de distribuição. Os fornecedores para a fabricação dos equipamentos são locais.
“Soma-se a isso o fato de nós já termos uma operação muito próxima daqui. Curitiba é a nossa base! Temos fábricas super importantes para o grupo na cidade. Essa fábrica aqui, além de produzir novos produtos, também vai produzir alguns componentes para a fábrica de Curitiba. Os projetos estão interligados”.
Atualmente, a Electrolux está em 70% dos lares do Brasil e vende mais de 15 milhões de produtos por ano. “O Brasil é um mercado de futuro! A gente acredita muito no Brasil e no Paraná”, diz Leandro.
Quase 20 campos de futebol
Com aproximadamente, 50mil m2 de área construída, a unidade também nasce com a meta de ser “Zero Aterro” desde o primeiro dia, ou seja, nenhum resíduo será enviado para aterros sanitários. O terreno também conta com áreas de bosque nativos e sua área é equivalente a quase 20 campos de futebol, ampliados com a plantação de mais de 3 mil mudas de árvores.
Outro destaque presente na unidade de São José dos Pinhais é a diversidade de gênero: atualmente, 65% da força de trabalho é composta por mulheres, incluindo cargos de liderança. É a unidade da América Latina com maior porcentagem feminina.
Produtos da linha branca
A fábrica de São José dos Pinhais marca o início da produção local de duas linhas de produtos que, até então, eram apenas importadas: liquidificadores e ventiladores. Elas passam a ser fabricadas localmente com foco em competitividade e para superar as necessidades dos consumidores com produtos inovadores e de qualidade.
Nos próximos dois anos, quando atingir sua capacidade máxima, a fábrica promete entregar mais de cinco milhões de produtos por ano ao mercado brasileiro, o que representa 25% do faturamento de eletroportáteis da empresa no Brasil. Somente em Pesquisa e Desenvolvimento dos novos produtos já foram investidos mais de R$37 milhões.