PINHAIS ROSA
Prefeita Rosa Maria (PSD) anunciou inauguração de hospital para fim de 2025. Foto: Rodrigo Silva / Bem Paraná

A prefeita de Pinhais, Rosa Maria (PSD), anunciou em entrevista exclusiva concedida ao Bem Paraná no seu gabinete, que o Hospital e Maternidade Municipal Papa Francisco começará a funcionar em dezembro. Com atendimento 100% SUS, serão 90 leitos no hospital e 20 deles de UTI.

“Hospital sustentável com tecnologia de ponta para o atendimento e muito cuidado com o paciente. A especialidade é maternidade então haverá aparelhos onde a gestante passará por procedimentos para saber se o bebê está em risco ou não”, explica a prefeita.

O hospital também conta com centro cirúrgico, salas para partos normais, pronto-socorro obstétrico, ambulatório e centro de especialidades, além de estrutura completa para exames como tomografia, raio-X, endoscopia e colonoscopia.

Rosa Maria destaca que o hospital foi um compromisso do plano de governo e um desejo já antigo da população. Com inovação, a ideia é que o atendimento seja feito por meio de recursos sofisticado dentro de um local 100% SUS.

“Tem que remeter a cuidados, humanização e atendimento. Hospital é isso! Sobretudo para uma mãe que vai dar a luz”, diz.

No novo hospital, a sala de espera também é climatizada. “Pesquisas mostram que com um local confortável, a tensão é menor. Com a mudança de equipe, isso melhorou o atendimento”, afirma.

Investimento

O investimento total na construção é de R$ 126 milhões e foi feito com recursos próprios do município somados à contrapartida do parceiro privado e, apoio do Governo do Paraná. A fiscalização e gestão fica a cargo da Prefeitura de Pinhais.

Os equipamentos hospitalares já começaram a chegar, assim como o mobiliário e itens de infraestrutura. Há prioridade para os equipamentos destinados à UTI, centro cirúrgico e diagnóstico por imagem.

Emprego no hospital

O mês de outubro será destinado para o início das contratações no Hospital e Maternidade Municipal Papa Francisco. A Agência do Trabalhador de Pinhais fará uma ação de empregabilidade nos dias 1º, 2 e 3 de outubro. Nessa etapa serão ofertadas vagas para as áreas administrativas e operacionais do hospital, que se enquadram como “bata cinza”.

O mutirão para contratação vai ocorrer das 8h às 16h nos dias 1.º, 2 e 3 de outubro. São três dias! Os interessados devem comparecer na Agência do Trabalhador com documentos de identificação e comprovante de residência.

Saúde de Pinhais

Na entrevista, Rosa Maria reafirmou que a saúde de Pinhais é prioridade na gestão. “Ampliamos equipamentos públicos, melhoramos a qualidade dos processos e fizemos um trabalho de acolhimento no pós pandemia”.

A Prefeitura de Pinhais também foi oficialmente certificada com o Nível Esmeralda no Programa Abraçar, uma iniciativa da empresa farmacêutica Boehringer Ingelheim que reconhece e valoriza as ações voltadas ao cuidado integral de pacientes com doenças respiratórias.

A certificação é um reconhecimento do compromisso, organização e efetividade do município nas estratégias adotadas para o acompanhamento e tratamento dos pacientes.

“Avançamos muito e ainda precisamos avançar mais! Sempre haverá situações em que não podemos atender na hora. Diminuíram as queixas nas UPAs e também filas de atendimento”, reforça Rosa Maria.